PEC DA BLINDAGEM AVANÇA E PODE DIFICULTAR INVESTIGAÇÕES CONTRA PARLAMENTARES - (Assine um manifesto contra este absurdo)
Proposta aprovada pela Câmara limita atuação da Justiça e aumenta foro privilegiado para políticos
A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados e agora em análise no Senado, pode representar um duro golpe na luta contra a corrupção e na autonomia da Justiça. O texto garante mais proteções a deputados, senadores e até presidentes nacionais de partidos, tornando mais difícil que sejam investigados ou punidos por crimes.
Entre as mudanças previstas, parlamentares só poderão responder a processos criminais se a própria Casa autorizar. Prisões só ocorreriam em flagrante de crimes graves e dependeriam da aprovação de colegas, em votação secreta. Além disso, apenas o Supremo Tribunal Federal poderia impor medidas restritivas, e dirigentes partidários passariam a ter foro privilegiado.
Especialistas e entidades alertam que a medida abre espaço para impunidade, reduz a transparência e enfraquece a atuação da Justiça contra crimes praticados por políticos. O receio é que, na prática, parlamentares fiquem ainda mais blindados contra investigações, criando um cenário de privilégios e desigualdade diante da lei.
Para quem é contra a proposta e deseja se manifestar, clique no link e assine: [ assine aqui ]
Comentários