COMO A EMPRESA BRASILIA ENGANOU MORADORES DE TENENTE JARDIM E MORRO DO CASTRO POR MAIS DE 40 ANOS

 

Expresso Tenente Jardim. Na década de 70 o ponto final era em frente ao bar de Deolinda No Rodo de Tenente Jardim

Durante muitos anos, moradores de Tenente Jardim e Morro do Castro, foram enganados pela Expresso Tenente Jardim, e pela empresa Brasília que comprou a Expresso Tenente Jardim do Dr. Hélio no inicio da década de 80.

A maracutaia  só terminou quando a prefeitura de Niterói criou consórcios das empresas de ônibus que rodavam dentro da cidade, e descobriu que a linha 457 fazia todo trajeto dentro da cidade de Niterói, e usava um registro como se fosse uma linha intermunicipal

O único momento que a linha 457 saia de Niterói, era quando chegava na Venda Da Cruz, e tinha que seguir somente alguns metros pela rua Dr. Porciúncula e entrar na rua Amarante, para voltar para Dr March, uma vez que parte da Dr. March é mão única. Ou seja, como o ponto final da 457 era em Niterói, o fato de entrar em São Gonçalo somente alguns metros, não caracterizava que era uma linha intermunicipal. Tudo não passou de uma manobra da antiga Expresso Tenente Jardim para cobrar passagens mais caras.

Quando a Brasília comprou a Expresso Tenente Jardim do falecido Sr Hélio, não corrigiu a situação, e continuou lucrando em cima dos moradores indevidamente.

No momento que a prefeitura de Niterói descobriu o fato, proibiu a empresa de operar como intermunicipal dentro da cidade, e concedeu a concessão como municipal, dando o direito da Brasília de usar a linha 67.

Mas por mais de 40 anos, moradores de Tenente Jardim e Morro do Castro pagaram passagens de ônibus com valor intermunicipal, mas sem sair de um município para o outro como destino final.

Um outro detalhe é que a 457 operava com registro do estado, e não como sendo linha de Niterói, oque facilitava o cambalacho. 

Essa foi a ultima cor usada pela Expresso Tenente Jardim antes de Ser vendida para Brasília. Nesta foto o 457 está parado no seu ponto final na rua São João - centro de Niterói.


Muita gente porém não sabe que foi o falecido dono da Expresso Tenente Jardim que abriu a pista do rodo de Tenente Jardim até o Morro do Castro. Pelo menos fizeram algo importante, e não só lesaram os moradores. 
A parte mais difícil na hora de abrir a estrada foi tirar uma grande mangueira que havia no ponto mais íngreme na subida para o Morro do Castro. 
Apesar de os ônibus subirem a ladeira lentamente, suportavam bem a subida abrindo assim caminho para as localidades de Morro do Castro  e Cova da Onça.



A ultima cor usada pela linha 457 antes de ser extinta foi considerada como a mais bonita de ônibus urbanos do Brasil, e a Brasília recebeu um prêmio pela beleza da pintura

Por Ironia do destino, durante tantos anos moradores dos bairros de Tenente Jardim e Morro do Castro diziam que as cores do ônibus eram horríveis, e quando saiu a ultima cor que agradou a todos e recebeu um prêmio nacional, a linha foi extinta.

Linha 67 incorporada ao consorcio Transnit


Comentários

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas