Pular para o conteúdo principal
Carregando notícias...

MANCHETE SPINGRV

PARALISAÇÃO POR FALTA DE DIESEL ATINGE ÔNIBUS NO RIO E EXPÕE NOVA CRISE NO TRANSPORTE

Empresas Real Auto Ônibus e Transportes Vila Isabel interrompem circulação e motoristas denunciam atrasos salariais e descumprimento de direitos trabalhistas Foto: Reprodução -  Érica Martin/Agência O DIA Paralisação por falta de diesel deixou dezenas de ônibus fora de operação no Rio. Motoristas relatam salários atrasados, FGTS não pago e clima de insegurança no serviço. Uma paralisação afetou o transporte público do Rio de Janeiro no início da manhã desta segunda-feira (29), após as empresas Real Auto Ônibus e Transportes Vila Isabel suspenderem parte da operação por falta de diesel para abastecimento da frota. As duas empresas integram o consórcio Intersul, e a Real também atua no Transcarioca. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, cerca de 60 ônibus ficaram parados nas garagens nas primeiras horas do dia. Por volta das 7h, a circulação começou a ser retomada de forma parcial. Às 9h30, foi registrada a chegada de um caminhão-tanque à garagem, iniciando o reabastecimento dos...

'MACUMBÓDROMO' PORQUE A IDEIA DE TER UM LUGAR ESPECIFICO PARA DESPACHOS NÃO FOI A FRENTE?

ENTRAVES BUROCRATICOS E PRECONCEITO NUNCA DEIXARAM O 'MACUMBÓDROMO SAIR DO PAPEL 

(Foto: Beatriz Moraes)


O governador Marcelo Alencar, governou o estado do Rio de Janeiro de 1995 até 1999. Na época, o governador reparou a quantidade de despachos que eram deixadas em uma certa encruzilhada onde ele sempre passava, e notou que os garis deveriam sentir -se estressados em ter que estar ali todo dia para limpar os despachos. 

Marcelo Alencar chegou a imaginar que se houve um lugar onde as pessoas pudessem estar sempre indo fazer os despachos, que seria melhor, porque poderia diminuir a quantidade de despachos nas encruzilhadas. 

Claro, teria que ser um local onde houvessem ruas reais, e que formassem uma encruzilhada. 

A ideia chegou até ser anunciada, e a cidade do Rio de Janeiro seria a primeira a ganhar um 'MACUMBÓDROMO'. Outros deveriam surgir pelo estado depois. 

Também foi pensado em um Macumbódromo em area de mata, e uma enquete do local foi divulgada na época.

Porém, na época, o projeto começou a ser criticado porque após a implantação dos 'macumbódromos', seria proibido despachos em qualquer encruzilhada que não fosse local autorizado. 

Seria uma afronta a liberdade de culto. Muitos ativistas na época começaram a dizer que era uma afronta as religiões afro. Assim a ideia de espalhar MACUMBODROS pelo estado do Rio de janeiro, nas cidades, foi por água a baixo

Após a saída de Marcelo Alencar do governo do estado, a ideia chegou a vir a tona outras vezes, porém nunca saiu do papel de fato. 

Na cidade de São Paulo, também a alguns anos atrás, pensaram em construir um Macumbódromo. Lá, também a ideia não foi a frente.

Comentários

Postagens mais visitadas