GOVERNO FEDERAL LIBERA VERBAS E PREFEITURA DE NITERÓI DEVE USAR NA IMPLANTAÇÃO DE VLT

Novo projeto de mobilidade urbana visa transformar a infraestrutura da cidade e valorizar o patrimônio cultural

450 milhões liberados pelo governo federal por meio do PAC, devem ser usados pela prefeitura de Niterói, para implantação do novo VLT



 NITERÓI AVANÇA NA MOBILIDADE URBANA COM NOVA LINHA DE VLT

Niterói, parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, está prestes a revolucionar seu sistema de transporte com a implantação de sua primeira linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o Barreto ao Centro. O projeto abrange cerca de 5 quilômetros, passando pelos bairros Barreto, Santana, São Lourenço e Centro, e contará com 9 estações.

Este avanço é possível graças a um investimento superior a R$ 450 milhões do Novo PAC Seleções, programa do Governo Federal. O prefeito Axel Grael celebrou o aporte anunciado pelo presidente Lula, destacando a cooperação entre a Prefeitura de Niterói, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). "O presidente anunciou mais R$ 450 milhões para Niterói! Desta vez, os recursos são para a implantação do VLT. O projeto de mobilidade urbana sustentável foi desenvolvido pela Prefeitura de Niterói em parceria com a AFD e a CAF. É Niterói avançando com base no diálogo e na cooperação entre os Poderes."

Desde 2015, o projeto do VLT vem sendo elaborado, e agora, com os recursos assegurados, a construção poderá finalmente começar. Niterói se destaca como uma das primeiras cidades brasileiras a adotar um sistema de mobilidade urbana sustentável. A expectativa é que o VLT traga benefícios significativos, como a reestruturação urbana, criação de novos trajetos para pedestres e diminuição do tráfego de veículos. Além disso, a iniciativa pretende revitalizar espaços urbanos ociosos e valorizar o patrimônio cultural, incluindo o Caminho Niemeyer e casarões históricos.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, enfatizou a importância do reconhecimento do projeto pelo PAC Mobilidade: "O fato de esse projeto ter sido escolhido é um grande reconhecimento ao trabalho feito pela administração de Niterói. A cidade se consagra como pioneira na realização de projetos de mobilidade urbana sustentável."

Katherine Azevedo, secretária do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) da Prefeitura, sublinhou o compromisso da gestão em garantir a eficácia do projeto: "É muito gratificante saber que Niterói foi contemplada com recursos do Governo Federal para as áreas de resiliência, transporte e saúde. O VLT, em especial, será um marco para transformar Niterói em uma cidade cada vez mais moderna e preparada para os desafios do futuro."


SpingRV Noticias: Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro

_______

🌐 𝐂𝐋𝐈𝐐𝐔𝐄 𝐀𝐐𝐔𝐈 𝐄 𝐕𝐄𝐉𝐀 𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒 => 🌐

Mostrar mais