Ação conjunta mira o uso de celulares por lideranças criminosas dentro das unidades prisionais
A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) deflagrou, nesta quarta-feira (19), a Operação Strangulation, uma ofensiva contra o crime organizado dentro dos presídios fluminenses. A ação ocorre nos complexos penitenciários Gabriel Ferreira Castilho, Benjamin de Moraes e Alfredo Trajan, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a operação inclui o bloqueio do sinal de telefonia móvel, impedindo a comunicação de detentos com criminosos fora das unidades. O planejamento foi baseado em monitoramento e dados da Subsecretaria de Inteligência e da Subsecretaria Operacional da Seap.
Nos últimos dias, a repressão dentro das penitenciárias foi intensificada. Na última sexta-feira (14), a Seap apreendeu 64 celulares e 1,8 quilo de substância suspeita de ser entorpecente. Além disso, 20 presos foram isolados, e uma sindicância investiga visitas íntimas irregulares concedidas a três traficantes de alta periculosidade.
Os detentos William Sousa Guedes (Corolla), Marco Antonio Pereira Firmino (My Thor) e Luiz Fernando do Nascimento Ferreira (Nando Bacalhau) foram flagrados recebendo visitas no parlatório da Penitenciária Gabriel Castilho sem autorização oficial, o que levanta suspeitas sobre privilégios ilegais dentro do sistema penitenciário.
Comentários