RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO RECEBEM ALERTA DE TERREMOTO NA MADRUGADA
Notificação do Google sobre tremor de magnitude 5,5 assusta moradores e gera repercussão nas redes sociais.
Um alerta inesperado de terremoto mobilizou moradores do Rio de Janeiro e de São Paulo na madrugada desta sexta-feira (14). A notificação, enviada pelo Google por volta das 2h10, indicava um tremor no mar com magnitude de até 5,5, gerando apreensão e dúvidas entre os usuários.
Nas redes sociais, o aviso rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados. “Alguém sentiu alguma coisa? O alerta chegou aqui também!”, escreveu um internauta. Outro questionou: “Que alerta foi esse? Mais alguém recebeu ou percebeu algo estranho?”.
Porém, tudo não passou de um erro do sistema do Google.
O Sistema de Alertas de Terremoto do Android, que pertence ao Google, usa celulares que utilizam o sistema operacional Android como sensores que detectam vibrações para detectar terremotos. Quando os celulares "acham que pode ser um terremoto", segundo a empresa, emitem o alerta na região afetada.
Foi o que aconteceu nesta sexta-feira (14), por volta das 2h20. O sistema enviou um aviso de um suposto terremoto no mar, a 55km de Ubatuba, e notificou usuários em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Comentários