CHEFE DO TRÁFICO "CELSINHO DA VILA VINTÉM" É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL NO RIO
Operação Contenção mira avanço do Comando Vermelho e tenta retomar controle de comunidades na Zona Oeste
Um dos principais líderes do tráfico no Rio, Celsinho da Vila Vintém, foi preso em ação da Polícia Civil na Zona Oeste da capital
Celso Luís Rodrigues, conhecido como "Celsinho da Vila Vintém", foi capturado nesta quinta-feira (8) em uma operação conjunta realizada na comunidade da Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. A prisão é resultado de uma força-tarefa entre agentes da 32ª DP (Taquara), Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte).
Segundo as investigações, Celsinho estaria formando alianças com facções rivais para tomar comunidades atualmente sob controle de milicianos, especialmente na região de Santa Cruz. A articulação previa intensificação de conflitos territoriais entre o tráfico e a milícia na Zona Oeste.
A ação integra a chamada "Operação Contenção", uma ofensiva do governo estadual para enfraquecer o Comando Vermelho, desmantelando sua estrutura financeira, logística e operacional. Até o momento, já foi solicitado o bloqueio de mais de R$ 6 bilhões em bens e valores ligados à organização criminosa.
Condenado a 25 anos por tráfico de drogas, Celsinho foi preso inicialmente em 2002. Considerado um dos fundadores da facção Amigos dos Amigos (ADA), ele passou 15 anos na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. Em 2017, retornou ao Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu) e, em 2022, teve a liberdade concedida pela Justiça do Rio. Sua recaptura representa mais um duro golpe contra as lideranças do tráfico no Estado.
Comentários