NITERÓI INAUGURA NOVA MATERNIDADE MUNICIPAL COM ESTRUTURA MODERNA EM CHARITAS
Unidade Alzira Reis dobra capacidade e será referência em partos humanizados e atendimento neonatal na cidade
A nova Maternidade Municipal Alzira Reis, em Charitas, foi inaugurada nesta quinta-feira (8) pelo prefeito Rodrigo Neves, marcando uma nova fase na saúde pública de Niterói. Com investimento de R$ 27 milhões da Prefeitura, a unidade passou por uma completa modernização e aumentou em 50% sua capacidade, com previsão de 300 partos por mês. O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Com 28 leitos de internação – sendo 10 voltados especificamente para gestantes em trabalho de parto – a maternidade agora conta com estrutura para partos humanizados, ambientes integrados para pré-parto, parto e pós-parto, e leitos de cuidados intermediários para recém-nascidos.
![]() |
Foto: Tiê / Super Rádio Tupi |
Infraestrutura moderna e foco no acolhimento humanizado
Além da nova ala cirúrgica e espaços de recuperação pós-anestésica, a unidade oferece áreas específicas para exames, como ultrassonografia e ecocardiograma, além de leitos de observação e espaços para acompanhantes. A estrutura também foi planejada para o estímulo ao aleitamento e acolhimento familiar.
Nova referência em sustentabilidade
O prédio se destaca ainda por medidas sustentáveis: elevadores eficientes, iluminação natural, reuso de água da chuva, acessibilidade para pessoas com deficiência visual e sistema de vigilância por câmeras.
Parceria com o Ministério da Saúde e ampliação dos serviços
Durante o evento, Rodrigo Neves anunciou a criação de um Super Centro de Saúde na Região Oceânica, em parceria com o Ministério da Saúde. A unidade funcionará em um prédio da antiga Amil, recém-desapropriado pela Prefeitura. “Vamos fortalecer ainda mais a saúde pública em Niterói com esse novo equipamento”, destacou o prefeito.
O ministro Alexandre Padilha elogiou a estrutura da maternidade e reafirmou o apoio do governo federal. “Este é um exemplo do novo SUS que queremos construir”, disse.
Transição e funcionamento total previsto para junho
A nova maternidade inicia atendimento gradual com acolhimento e exames. A partir de 19 de maio, alguns procedimentos serão realizados, e a partir de 1º de junho a unidade deverá estar com funcionamento pleno, encerrando de vez as atividades do setor de maternidade no Hospital Universitário Antônio Pedro.
A secretária de Saúde, Ilza Fellows, destacou o conjunto de ações na saúde do município: “Estamos construindo um legado. Até o fim do mês, entregaremos também a nova Policlínica de Piratininga.”
Com a nova maternidade, Niterói dá mais um passo firme na reestruturação da rede de saúde, oferecendo qualidade, conforto e dignidade para gestantes e recém-nascidos da cidade.
Comentários