SPINGRV
Carregando notícias...

SÃO GONÇALO: TRAGÉDIA NA IGREJA DEUS É AMOR DE NEVES QUE DEIXOU DEZENAS DE PESSOAS MORTAS COMPLETA 50 ANOS

SpingRV resgata episódio esquecido que chocou São Gonçalo em 1976 durante evento da Igreja Deus é Amor no bairro de Neves



O jornal O Globo, do dia 13 de abril, um dia após a tragédia, trazia na capa, a foto do pastor David Miranda, e contou 21 mortos. Foto: Arquivos de O Globo


Correria em culto na inauguração da igreja deixou 20 mortos e 100 feridos em São Gonçalo, mas tragédia caiu no esquecimento.


Foto: jornal O Fluminense, minimizou a responsabilidade dos pastores na tragédia.


No dia 12 de abril de 1976, o bairro de Neves, em São Gonçalo, viveu uma das maiores tragédias da história do município. Já se passaram 50 anos, e muitos que passam em frente à Igreja Pentecostal Deus é Amor de Neves não sabem que, naquele Domingo de Ramos, em abril de 76, era o dia da inauguração da igreja. Na ocasião, essa seria a segunda unidade da denominação no estado do Rio de Janeiro.

Segundo o jornal O Fluminense da época, cerca de 5.000 pessoas estavam presentes, esperando a chegada do líder da igreja, David Martins Miranda, conhecido como um pastor milagreiro.

O templo já estava lotado, e havia milhares de pessoas do lado de fora. Os fiéis que estavam dentro da igreja acreditavam que o pastor David Miranda entraria no templo para conduzir o culto. No entanto, o que aconteceu foi diferente do esperado.

O pastor, vindo de São Paulo, desceu do carro e subiu em uma pequena laje de uma livraria localizada na entrada do templo. Com os braços erguidos, começou a orar. Nesse momento, dezenas de pessoas caíram no chão, aparentemente endemoniadas. A multidão que estava dentro da igreja tentou entender o que ocorria do lado de fora e, ao ouvir que o pastor havia chegado, correu em direção à entrada. Muitas pessoas também correram sem entender o motivo, apenas acompanhando o tumulto.

No meio da confusão, várias pessoas que estavam no chão foram pisoteadas, incluindo aquelas que haviam caído tomadas por manifestações espirituais. Outros fiéis que tentavam sair foram derrubados e também pisoteados na correria generalizada.

O pastor David Miranda desceu rapidamente da laje, entrou em um carro, seguiu até a BR e pegou carona em um caminhão, retornando para São Paulo.

O responsável pela Igreja Pentecostal Deus é Amor no Rio de Janeiro, pastor Laércio Paulo das Neves, recebeu voz de prisão assim que a polícia e o Corpo de Bombeiros chegaram ao local. A capa do jornal O Fluminense do dia 13 estampava: “20 mortos e 100 feridos na inauguração da igreja”, e destacava que um pastor havia sido preso.

Jornal O Fluminense do dia 14 de abril de 1076, relata que David Miranda era aguardado na delegacia de Neves. Arquivo Biblioteca nacional 

Poucos dias depois, o pastor Laércio foi solto e compareceu à delegacia de Neves para prestar depoimento. O pastor David Miranda também foi ouvido, mas, com o passar dos meses, as famílias das vítimas foram desistindo de mover ações contra a igreja. Algumas chegaram a afirmar que David Miranda não teve culpa direta pelo ocorrido.

Ainda assim, há quem culpe o falecido pastor, dizendo que ele fugiu do local sem prestar socorro às vítimas.

Neste mês de abril, completaram-se 50 anos de uma tragédia que marcou São Gonçalo, mas que foi praticamente esquecida pela população. Apenas os moradores mais antigos de Neves ainda se recordam do episódio.

A SpingRV Notícias realizou uma pesquisa profunda para resgatar esse fato histórico, que permanece com pouquíssimo material registrado nos arquivos oficiais da cidade.


São Gonçalo, Neves, tragédia em igreja, Igreja Deus é Amor, David Miranda, pisoteamento, SPINGRV Notícias.

Comentários

Carregando notícias...

🔔 Fique por dentro das notícias!

Receba as últimas atualizações direto no seu WhatsApp.

👉 Entre no nosso canal agora!

Niterói

Carregando postagens...

São Gonçalo

Carregando postagens...

Mais lidas da semana

LINHA 41 VIA BENJAMIN CONSTANT SERÁ SUSPENSA A PARTIR DE 26 DE MAIO EM NITERÓI

AUTO ÔNIBUS BRASÍLIA REFORÇA FROTA COM VEÍCULOS 0KM EM NITERÓI

MOTOCICLISTA MORRE EM GRAVE ACIDENTE APÓS BATER EM POSTE NA ZONA NORTE DE NITERÓI

MEL MAIA DIZ QUE VÍDEO QUE CIRCULA NA INTERNET USANDO SUA IMAGEM TENDO RELAÇÕES COM TRAFICANTE É FAKE

CRIMINOSO CONHECIDO COMO TH DA MARÉ É MORTO PELO BOPE EM MEGAOPERAÇÃO NO COMPLEXO DA MARÉ

RETIRADA DE BARRICADAS: POLÍCIA DESOBSTRUI RUAS EM COMUNIDADES DE SÃO GONÇALO

TRAFICANTE CONHECIDO COMO “DE MAGÉ” MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NO FONSECA, EM NITERÓI

FERNANDA CHOCOLATE: DA MÚSICA AO SUCESSO NA INDÚSTRIA PORNOGRÁFICA

SUSPEITOS DE TRÁFICO SÃO PRESOS COM DROGAS, ARMA E RÁDIOS EM AÇÃO DA PM NO PÉ PEQUENO, EM NITERÓI