Criminosos se passam por membros de igreja para assaltar idosos no Rio
Dupla foi presa após série de roubos em que invadia casas de idosos fingindo ser de instituições religiosas
Dois homens foram presos nesta terça-feira (17), após investigação da Polícia Civil que revelou uma série de assaltos cometidos por uma dupla que se passava por membros de igrejas para enganar e roubar idosos em seus próprios lares. As prisões aconteceram em Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio, e em Austin, bairro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Segundo as investigações conduzidas pela 37ª DP (Ilha do Governador) em conjunto com a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), a dupla agia de forma premeditada. Um dos criminosos permanecia no carro, enquanto o outro se aproximava das residências, usando o falso discurso religioso para convencer os idosos a abrirem a porta.
Em um dos casos que motivaram a operação policial, uma idosa teve cartões bancários, joias e documentos levados pelos assaltantes. Sob coação, foi obrigada a entregar as senhas dos cartões, o que permitiu que os criminosos realizassem saques e compras, gerando um prejuízo de quase R$ 8 mil.
Os dois homens já tinham várias passagens criminais por delitos semelhantes, com registros na Ilha do Governador e em outros bairros da Zona Norte. Segundo a polícia, o padrão de atuação sempre envolvia ameaças e intimidação das vítimas, escolhendo especialmente alvos mais vulneráveis, como idosos que moram sozinhos.
A Polícia Civil continua investigando se a dupla teve participação em outros crimes com o mesmo modus operandi e alerta a população para redobrar os cuidados ao receber visitas inesperadas em casa.
Comentários