Novo batalhão da PM em São Gonçalo, será no antigo quartel da Venda da Cruz, onde ficava o 3ºBI

1º BPM será responsável por parte do município e reforça plano de descentralização da segurança no Estado

Foto: reprodução


Nova unidade funcionará onde operava o 3º BI, com localização estratégica próxima ao Centro e à Ponte Rio-Niterói

O Governo do Estado do Rio de Janeiro oficializou, nesta quinta-feira (17), por meio de decreto publicado no Diário Oficial, a criação do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) em São Gonçalo. A nova unidade será instalada no histórico imóvel do antigo 3º Batalhão de Infantaria (3º BI), no bairro Venda da Cruz, atualmente utilizado pela base da Recom (Rondas Especiais e Controle de Multidões).

Subordinado ao 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), o 1º BPM será responsável pelas áreas das 72ª e 73ª CISP (Circunscrições Integradas de Segurança Pública). Já o 7º BPM, que hoje cobre todo o município, passará a responder apenas pelas 74ª e 75ª CISP, promovendo uma redistribuição da atuação policial na cidade.

Segundo o decreto assinado pelo governador Cláudio Castro (PL), a criação do batalhão não implicará em aumento de efetivo ou de despesas adicionais. A estrutura da nova unidade – como sede oficial, nomeação do comandante e alocação de efetivo – será organizada pela Secretaria de Estado de Polícia Militar, em conjunto com o comando-geral da corporação.

A escolha do antigo quartel da Venda da Cruz, um dos imóveis militares mais emblemáticos da cidade, é estratégica: a proximidade com o Centro de São Gonçalo e os acessos à Ponte Rio-Niterói garantirá mais agilidade no deslocamento das equipes e maior cobertura das ações de segurança pública.

A criação do 1º BPM integra um plano estadual mais amplo, anunciado ainda em julho de 2024, que prevê a abertura de novos batalhões da PM em Nova Iguaçu e no Jacarezinho, até o fim de 2025. Com isso, o 4º CPA passa a contar com cinco unidades:

  • 1º BPM – São Gonçalo (Venda da Cruz)

  • 7º BPM – São Gonçalo

  • 12º BPM – Niterói

  • 25º BPM – Cabo Frio

  • 35º BPM – Itaboraí

A medida visa reforçar o combate à criminalidade, descentralizar o policiamento e responder à complexidade crescente da segurança pública em regiões de alta densidade populacional, como São Gonçalo.

Comentários

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas