OPERAÇÃO NO COMPLEXO DO SALGUEIRO APREENDE FUZIS E TERMINA COM QUATRO CRIMINOSOS MORTOS EM SÃO GONÇALO
Ação conjunta das polícias Civil e Militar ocorreu pelo segundo dia seguido e integra a Operação Contenção, voltada ao enfrentamento do Comando Vermelho
![]() |
| Foto: divulgação / PMERJ |
Uma grande operação das forças de segurança retirou de circulação um verdadeiro arsenal de guerra no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana Leste Fluminense. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (14) e resultou na apreensão de quatro fuzis, seis pistolas, um revólver, simulacros, além de munições, carregadores, drogas, rádios comunicadores e vestimentas camufladas.
O material foi localizado durante diligências realizadas por equipes do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB), da Core, das delegacias 60ª DP (Campos Elíseos) e 66ª DP (Piabetá), com apoio de policiais do 7º BPM (São Gonçalo). As incursões tiveram como base informações de inteligência e investigações em andamento sobre a atuação de criminosos na região.
Durante a entrada dos agentes na comunidade, houve confronto armado. Quatro criminosos atacaram as equipes e acabaram mortos. As buscas se estenderam ao longo do dia, com varreduras em diferentes pontos do complexo para localizar outros envolvidos e possíveis esconderijos de armas e drogas.
A ofensiva faz parte da Operação Contenção, estratégia do Governo do Estado para conter a expansão territorial do Comando Vermelho. Dados oficiais indicam que, desde o início da operação, mais de 275 suspeitos foram presos, 136 morreram em confrontos, 466 armas foram apreendidas — sendo 189 fuzis — além de mais de 50 mil munições recolhidas.
Durante a operação, um helicóptero que sobrevoava o Complexo do Salgueiro foi atingido por disparo de arma de fogo. Um cinegrafista de 38 anos, identificado como Allan Cavalcante Moraes, foi baleado de raspão na panturrilha. Ele atua desde 2024 em uma empresa de monitoramento aéreo e, no momento, prestava serviço para a Cedae, acompanhando ações ambientais nos rios Macacu e Guapiaçu, mananciais do Sistema Imunana-Laranjal.
Mesmo atingida, a aeronave conseguiu pousar no Grupamento Aeromóvel (GAM), no Centro de Niterói. O cinegrafista foi encaminhado ao Hospital Estadual Azevedo Lima. Já no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, em São Gonçalo, três homens baleados deram entrada vindos da região do Salgueiro, escoltados por viaturas policiais. O estado de saúde deles não foi divulgado.
A 78ª DP (Fonseca) investiga as circunstâncias do disparo que atingiu o helicóptero, enquanto as diligências seguem na região.
A operação desta quarta-feira marcou o segundo dia consecutivo de ações no Complexo do Salgueiro. Na terça-feira (13), policiais civis atuaram na Comunidade Itaúna, também dentro do complexo, com foco no combate a roubos de carga. Na ocasião, um roubo foi frustrado após perseguição e troca de tiros, resultando na recuperação de três veículos de luxo.
Dentro dos carros, os agentes encontraram camisas com inscrições como “Tropa do Rabicó”, “Pé G8” e “CPX Salgueiro”. Segundo a polícia, o material faz referência a Antonio Ilário Ferreira, conhecido como Rabicó, apontado como uma das principais lideranças do crime organizado em São Gonçalo e no Complexo do Salgueiro.

Comentários