FAKE NEWS SOBRE ALAGAMENTOS NO BARRETO CIRCULAM NAS REDES SOCIAIS, EM NITERÓI
Postagens usam vídeos fora de contexto e apontam locais que não registraram alagamentos, segundo informações oficiais.
| Vídeo mostra local como se fosse no Barreto, mas não houve registros de alagamentos no Barreto. - FAKE NEWS |
Circulam nas redes sociais vídeos e publicações que apontam supostos alagamentos no bairro do Barreto, em Niterói, mas que não correspondem à realidade dos fatos. As imagens divulgadas não foram gravadas no bairro e estão sendo compartilhadas de forma enganosa, gerando desinformação entre moradores.
De acordo com levantamentos feitos após as chuvas, não houve registro de alagamento nos trechos do Barreto que passaram por intervenções das obras de macrodrenagem realizadas pela Prefeitura de Niterói. Esses pontos, inclusive, permaneceram sem ocorrências mesmo durante o período de maior volume de água.
Uma das postagens que circula na internet afirma que uma esquina alagada seria o cruzamento da Rua Doutor March com a Rua Luiz Palmier. No entanto, o local citado não possui histórico de alagamentos, justamente por estar situado às margens do Rio Bomba, que passou por obras recentes de drenagem e contenção.
A Prefeitura de Niterói reforça que informações sobre ocorrências reais de alagamentos e impactos das chuvas devem ser acompanhadas por meio de canais oficiais, evitando o compartilhamento de conteúdos sem verificação, que podem causar pânico e confusão na população.
O jornalista Ledilson Paiva, apurou que o local onde o vídeo foi gravado, foi na cidade de Duque de caxias.