PREFEITURA DE SÃO GONÇALO IGNOROU PEDIDOS DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DE TENENTE JARDIM E MORRO DO CASTRO SOBRE PERIGO DE DESLIZAMENTOS
Mesmo tendo recebido avisos, e pedidos de providências, a cidade de São Gonçalo, ignorou, alerta das lideranças comunitárias
| Prefeitura de São Gonçalo e defesa civil foram avisadas do risco, e nada fizeram | Foto: reprodução / internet |
Após diversos avisos de risco de deslizamento, barreira cai, em Tenente Jardim, e interdita principal via do bairro.
A Prefeitura de São Gonçalo e a Defesa Civil ignoraram avisos e sucessivos pedidos de ajuda feitos por moradores e lideranças comunitárias do Morro do Castro e de Tenente Jardim sobre uma barreira que apresentava risco iminente de deslizamento na subida do Morro do Castro.
No dia 5 de maio, foi registrada a primeira denúncia formal alertando para a possibilidade de um acidente grave. A Defesa Civil tinha ciência do risco de deslizamento no local. Técnicos chegaram a comparecer à área, mas nenhuma medida efetiva foi adotada para conter o problema ou proteger a população.
Moradores chegaram a gravar vídeos e emitir diversos alertas, reforçando a gravidade da situação. Por circunstâncias de sorte — e não por prevenção — a barreira cedeu em um momento em que não havia ônibus nem grande fluxo de veículos no trecho. Caso contrário, o desfecho poderia ter sido trágico.
Em Tenente Jardim, o sentimento predominante é de abandono. Moradores afirmam que os serviços públicos praticamente não funcionam do lado pertencente a São Gonçalo. O único posto de saúde da cidade que atendia a região foi fechado pela atual administração. Também não há atuação regular de serviços básicos, como a coleta urbana e a presença de garis.
Diante desse cenário de descaso contínuo, já há quem defenda publicamente a emancipação de Tenente Jardim de São Gonçalo, para que o bairro passe a integrar integralmente o município de Niterói, numa tentativa de garantir acesso a serviços públicos e maior atenção do poder público.
Somente na manhã desta, terça-feira, (10), a doutor March, começou a ser desobstruída, com a ajuda de máquinas.