Pular para o conteúdo principal
Carregando notícias...

MANCHETE SPINGRV

POLÍCIA CIVIL INVESTIGA MORTE DE FILHA DE MAJOR DA PM QUE DEU ENTRADA NA UPA DA ZONA OESTE COM SINAIS DE ESPANCAMENTO

Caso envolve filha de major da PM e está sob apuração da Delegacia de Homicídios da Capital Foto: arquivo pessoal A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a morte de Naysa Kayllany da Costa Borges Nogueira , de 22 anos, que deu entrada já sem vida em uma unidade de saúde na Zona Oeste da capital. A jovem apresentava sinais de espancamento , segundo as primeiras informações apuradas pelas autoridades. De acordo com a Polícia Militar, equipes foram acionadas no último domingo (4) após a chegada da vítima à UPA do Jardim Novo , em Realengo. No local, os agentes confirmaram o óbito e identificaram que Naysa era filha do major Neyfson Borges , policial lotado no Comando de Polícia Ambiental (CPAm) . O caso passou a ser acompanhado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) , que realiza diligências para esclarecer as circunstâncias da morte. Agentes buscam testemunhas e analisam informações que possam indicar como a jovem sofreu as agressões e em que contexto elas ocorreram. Nas redes...

TIA CIATA E SUA IMPORTANCIA PARA CULTURA DO BRASIL

TIA CIATA VENCEU O PRECONCEITO E ABRIU AS PORTAS DE SUA CASA PARA A CULTURA ESPALHANDO O SAMBA POR TODO BRASIL


TIA CIATA - Sem ela, o samba não teria se espalhado pelo Brasil. Você conhece a historia desta mulher negra, pobre e candomblecista que fez o samba espalhar -se por todo Brasil ? Sabe a importância dela para historia da cultura do Brasil? Tia Ciata Morava na região do centro do Rio de janeiro, perto do local onde hoje é a Marques de Sapucaí. Festeira, ela abria a porta de sua casa para rodas de samba, oque era discriminado pela elite da época. Todo sambista na época era tido pela elite da sociedade como vagabundo. Não foram raras as vezes que a PM, entrava na casa de Tia Ciata batendo nas pessoas para acabar com as rodas de samba. Mas isso terminou, porque tia Ciata era curandeira e mãe de santo. O presidente da republico na época, Wenceslau Brás tinha uma ferida na perna que não ficava curada de jeito algum. Um militar teria contado ao então presidente que ao receber uma reza feita por tinha Ciata, teria sido curado. O presidente da republica então FOI até a casa de Tia Ciata em segredo, e teria recebido uma reza da mãe de santo e curandeira, tia Ciata. Sua enfermidade foi curada em poucos dias, e o presidente da republica então deu ordem que deixassem a casa de Tia Ciata em paz.

Assim, a presença de musicos importantes, e sambista passou a ser mais forte na casa de Tia Ciada, e o samba deixou a praça XI, e ganhou o Brasil.

Seu marido João Batista da Silva morreu em 1910, época em que Tia Ciata já era considerada uma autoridade e uma estrela no meio do samba carioca. Tinha respeito e popularidade, muito maiores do que qualquer personalidade negra da época. Todo o ano, durante o Carnaval, armava uma barraca na Praça Onze, onde eram lançadas as marchinhas, que ficariam famosas no Carnaval da cidade.

Não se sabe com certeza absoluta o dia da morte de Tia Ciata, mas sabe -se que ela faleceu em 1924. Perto da Marques de Sapucaí, há uma escola municipal que leva o nome desta brilhante dama do samba e da cultura nacional.

VIVA TIA CIATA!!!!!!!


Compartilhar matéria

Comentários

Postagens mais visitadas