Pular para o conteúdo principal

MANCHETE SPINGRV

Fiéis Celebram o Dia de Zé Pelintra com Cantos e Oferendas na Lapa

Tradição movimenta o Santuário Nacional da entidade no Rio de Janeiro, símbolo da malandragem, proteção e justiça nas ruas Foto: Mayra Castro | Reprodução Centenas se reuniram na Lapa nesta segunda (7) para homenagear Zé Pelintra, entidade cultuada em religiões afro-brasileiras e símbolo de proteção nas ruas. Nesta segunda-feira, 7 de julho, centenas de devotos se reuniram no tradicional bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, para celebrar o Dia de Zé Pelintra , figura emblemática das religiões afro-brasileiras e presença constante na cultura popular de ruas, bares, mercados e pontos de jogo do Brasil. A movimentação se concentrou no Santuário Nacional de Zé Pelintra , que fica na própria Lapa — reduto boêmio e espiritual da cidade. Os fiéis chegaram cedo, levando flores, charutos, bebidas e outros itens de oferenda, enquanto entoavam pontos cantados em homenagem à entidade. A celebração, marcada por emoção e respeito, rendeu homenagens a quem é visto como protetor daqueles que vivem e tra...

CURIOSIDADE: LAVADEIRA DO MORRO DA PROVIDENCIA INSPIROU NA POSTURA DO CRISTO REDENTOR

 Dentre as muitas curiosidades sobre o Cristo Redentor, uma interessante é o porque dele estar com os braços abertos.



Inicialmente, ele ficaria apenas em pé sobre o morro do Corcovado, após aprovação do povo que votou por sua construção numa urna deixada na Av, Rio Branco durante 3 meses e pagou por sua construção comprando "tijolos de pedra sabão", tendo como recompensa até hoje seu nome registrado nelas, mas seu idealizador, o Padre Pierre-Marie Boss não se conformava pelo fato de que, visto de longe daqui de baixo, ele sumiria da visão de quem olhasse para a estatua no alto do morro, ficando como se fosse a continuidade do pico do morro.
Foi então que ele passou pela margem do morro da Providência e viu uma mulher estendendo uma camisa no varal com as mangas estendidas na horizontal e então surgiu a ideia de colocá-lo com os braços abertos, uma ideia genial que resolveu o problema da notabilidade da estátua, e ao mesmo tempo colocou o Cristo abraçando o Rio de Janeiro, e em longa distancia se vê.
Uma dona de casa estendendo uma camisa no varal, inspirou o Cristo Redentor estar de braços abertos até hoje.

Comentários

🔔 Fique por dentro das notícias!

Receba as últimas atualizações direto no seu WhatsApp.

👉 Entre no nosso canal agora!
Carregando notícias...

Niterói

Carregando postagens...

São Gonçalo

Carregando postagens...

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas