Pular para o conteúdo principal
Carregando notícias...

MANCHETE SPINGRV

FEMINICÍDIO EM ENGENHO DE DENTRO: MULHER É MORTA A FACADAS AO IR PARA O TRABALHO

Crime ocorreu na Zona Norte do Rio; ex-namorado foi baleado por policial aposentado e segue preso sob custódia  Marcelly Lorrayne da Silva Passos, 28 anos, foi esfaqueada pelo ex-companheiro. Foto: reprodução Mulher de 28 anos foi assassinada a facadas na manhã desta quarta-feira, no Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio. O ex-companheiro é o principal suspeito e foi detido após ser baleado. Uma mulher de 28 anos foi vítima de feminicídio na manhã desta quarta-feira (data), no bairro do Engenho de Dentro , Zona Norte do Rio de Janeiro. Marcelly Lorrayne da Silva Passos foi atacada a facadas na Rua José dos Reis quando seguia para o trabalho, em Campo Grande , na Zona Oeste, e morreu ainda no local. O principal suspeito do crime é o ex-namorado da vítima, Cristiano Arantes dos Santos , de 43 anos. Ele foi flagrado no momento do ataque por um policial civil aposentado , que interveio e atirou contra o agressor. O criminoso foi socorrido, levado ao Hospital Municipal Salgado Filho...

MC DANDARA: A VERDADEIRA RAINHA E PIONEIRA DO FUNK CARIOCA E UM POUCO DE SUA HISTORIA

MC DANDARA: A PIONEIRA DO FUNK CARIOCA


Foto: divulgação


Seguia a década de 90 quando os bailes funks eram realizados por grandes equipes de som, e clubes dentro das comunidades eram sempre destaque nos programas de rádio anunciando a sua programação de funk. 

A época do funk violento do lado A e Lado B, havia ficado para trás, e surgia no Rio de Janeiro, letras de funk que falavam de paz, e que também traziam um forte apelo social, e também surgia as letras mais picantes e sensuais. Foi nesta época que Mc Dandara apareceu no cenário do funk com o funk 'Boazuda', com uma letra sensual, e ao mesmo tempo com uma pitada bom humor.

Mc Dandara, pode -se dizer que está entre as Mcs pioneiras desta época de ouro do funk carioca, sendo conhecida e tendo conhecido os brilhantes Mcs dos anos 90. DJ Marlboro, chegou a produzir uma faixa junto com Mc Dandara, a 'A Disney Vai Falir'.

O tempo passa para todos, e passou para aquela galera toda do funk, e muitos tiveram que se reinventar. Durante toda trajetória de sua vida, o que mais Mc Dandara fez foi se reinventar. 

Vinda de família humilde, Mc Dandara, nasceu no Maranhão, e logo pequena foi separada de sua genitora, e conta ter passado por dificuldades  tendo até que ter vivido nas ruas durante um tempo.

Dandara, conta de momentos em que teve que ganhar a vida como ambulante nas ruas do Rio de Janeiro com muito sacrifício. Conheceu muita gente legal, e se recorda com carinho das pessoas que passaram por sua vida.

Mc Dandara, conta que sempre acreditou muito em Deus, e que sempre teve muita fé. A fé em Deus ajudaram a dar a volta por cima e sair das ruas, e voltar aos palcos.

Muita gente costuma associar o funk, a pessoas menos cultas, e até iletradas, com pouco talento. Quem pensa assim precisa muito rever seus conceitos, porque as letras dos funks interpretados por Mc Dandara, vão muito além do humor, e da sensualidade. Há letras de funk onde Mc Dandara, mostra um pouco da realidade vivida nas comunidades do Rio de janeiro, e trás um forte apelo social.


Este lance de periferia, de ser gente como a gente, e fazer parte do povão, parece uma missão de vida. Dandara tem muito disso na sua vida. Não é atoa que além do funk, ela é uma sambista de primeira classe, e quando solta a voz no samba, o timbre de voz pode muito bem ser comparado o da Marrom, Alcione.  

Mc Dandara, também é compositora, e escreveu letras de musica que são cantadas até hoje por artistas consagrados, como por exemplo:  os hit"s Agora Eu Tou Solteira", e hoje eu vou pro baile interpretados por Valeska Popuzada.e 

 "Nossa Bandeira" que entrou como faixa bônus no  filme Tropa de Elite, interpretado pelos MC’S Júnior e Leonardo.

Dandara, assim como outros Mcs de sua geração acreditam na musica como uma arma importantíssima de inclusão social. Ela volta aos palcos prometendo continuar levar a realidade da vida por meio das musicas, e sempre acreditando em Deus, e na garra do povo da periferia.

Dandara vem com um trabalho caracterizado por uma nova proposta musical proporcionando assim, uma interessante experiência de ritmos, sons e cores.

Vivas as Marias! Viva as Dandaras!

Aliás, por este Brasil a fora oque não falta são Marias, Dandaras... mulheres guerreiras, mães trabalhadoras e lutadoras. 


Compartilhar matéria

Últimas sobre este tema

Comentários

Guedes disse…
Parabéns a Spingrv por essa brilhante matéria mostrando a força da mulher Brasileira que em meio as dificuldades não só deixa levar pelas adversidades da vida tendo fé conserteza uma hora vai chegar assim como foi com MC Dandara a Rainha só Nosso Funk Nacional Deus abençoe !

Postagens mais visitadas