Pular para o conteúdo principal

MANCHETE SPINGRV

Fiéis Celebram o Dia de Zé Pelintra com Cantos e Oferendas na Lapa

Tradição movimenta o Santuário Nacional da entidade no Rio de Janeiro, símbolo da malandragem, proteção e justiça nas ruas Foto: Mayra Castro | Reprodução Centenas se reuniram na Lapa nesta segunda (7) para homenagear Zé Pelintra, entidade cultuada em religiões afro-brasileiras e símbolo de proteção nas ruas. Nesta segunda-feira, 7 de julho, centenas de devotos se reuniram no tradicional bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, para celebrar o Dia de Zé Pelintra , figura emblemática das religiões afro-brasileiras e presença constante na cultura popular de ruas, bares, mercados e pontos de jogo do Brasil. A movimentação se concentrou no Santuário Nacional de Zé Pelintra , que fica na própria Lapa — reduto boêmio e espiritual da cidade. Os fiéis chegaram cedo, levando flores, charutos, bebidas e outros itens de oferenda, enquanto entoavam pontos cantados em homenagem à entidade. A celebração, marcada por emoção e respeito, rendeu homenagens a quem é visto como protetor daqueles que vivem e tra...

FINADOS: CEMITERIOS DE NITERÓI TEM POUCO MOVIMENTO NO FERIADO DEVIDO A CHUVA

 

Foto: SpingRV

No primeiro ano de controle praticamente absoluto sobre a pandemia, acreditava -se que o movimento nos cemitérios da cidade de Niterói seria grande neste feriado. Mas isso não aconteceu devido à chuva na cidade desde ontem.

Foto: SpingRV


O baixo movimento de pessoas, trouxe prejuízo para o comércio em frente ao cemitério, e também para os ambulantes que estava em frente ao cemitério Maruí.

Foto: SpingRV


Mesmo com pouco movimento no cemitério Maruí, a capela de Nossa Senhora da Conceição, que fica no interior do cemitério do Santíssimo, no interior do Maruí, estava aberta, e havia realização de missas, com um número considerável de fiéis, dentro e fora da capela. 

Foto: SpingRV


Na entrada do cemitério,  um centro reuniu os filhos de santo, onde uma cerimônia foi realizada. E também no cruzeiro do cemitério, outros religiosos, e filhos de santo participaram de culto aos guias, e cultuaram suas entidades, como é costume de religiões afro-brasileiras. 

Foto: SpingRV


Uma das sepulturas mais visitadas do cemitério Maruí, e que a, décadas recebe fiéis que fazem promessas ou que pagam promessas de graças recebidas, é a do menino Paulo César

Mesmo com um feriado de finados chuvoso, houve quem estivesse presente na sepultura do menino, considerado um Santo Popular.

Foto: SpingRV

 Mais informações sobre o menino Paulo César neste link


Comentários

Amanda disse…
O cemitério estava bem movimentado, mesmo com a chuva de hoje.

🔔 Fique por dentro das notícias!

Receba as últimas atualizações direto no seu WhatsApp.

👉 Entre no nosso canal agora!
Carregando notícias...

Niterói

Carregando postagens...

São Gonçalo

Carregando postagens...

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas