Pular para o conteúdo principal

MANCHETE SPINGRV

Fiéis Celebram o Dia de Zé Pelintra com Cantos e Oferendas na Lapa

Tradição movimenta o Santuário Nacional da entidade no Rio de Janeiro, símbolo da malandragem, proteção e justiça nas ruas Foto: Mayra Castro | Reprodução Centenas se reuniram na Lapa nesta segunda (7) para homenagear Zé Pelintra, entidade cultuada em religiões afro-brasileiras e símbolo de proteção nas ruas. Nesta segunda-feira, 7 de julho, centenas de devotos se reuniram no tradicional bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, para celebrar o Dia de Zé Pelintra , figura emblemática das religiões afro-brasileiras e presença constante na cultura popular de ruas, bares, mercados e pontos de jogo do Brasil. A movimentação se concentrou no Santuário Nacional de Zé Pelintra , que fica na própria Lapa — reduto boêmio e espiritual da cidade. Os fiéis chegaram cedo, levando flores, charutos, bebidas e outros itens de oferenda, enquanto entoavam pontos cantados em homenagem à entidade. A celebração, marcada por emoção e respeito, rendeu homenagens a quem é visto como protetor daqueles que vivem e tra...

ENGENHOCA: CAPELA HISTÓRICA DA IRMANDADE DO IMPÉRIO PARTICULAR DO DIVINO ESPIRITO SANTO, SE PREPARA PARA REVITALIZAÇÃO E PRECISA DE SUA AJUDA

A CAPELA É UM PATRIMONIO HISTÓRICO DO BAIRRO DA ENGENHOCA


Foto: Antonio Carlos Afonso Rodrigues



A comunidade da Engenhoca se prepara para um momento de renovação e esperança após enfrentar tempos difíceis durante a pandemia. Durante o período de suspensão das atividades, a sede da Irmandade do Império Particular do Divino Espírito Santo da Engenhoca foi alvo de invasões por usuários de drogas por três vezes, resultando em roubos e destruição significativa do patrimônio local.

Entre os itens levados pelos invasores estão portas e janelas de alumínio, talheres, panelas, ventiladores, e diversos outros materiais que teriam valor no mercado negro. Além disso, as instalações internas foram danificadas, dificultando a reabertura da capela para os fiéis.

Por dois anos, a comunidade tem se esforçado para arrecadar fundos e reconstruir o que foi perdido. Apesar dos desafios, a Irmandade não desistiu de seu compromisso com a comunidade. "A capela está fechada por todo esse tempo, mas não está abandonada," afirma um representante da diretoria. "Vou até lá toda semana, e no próximo domingo, dia 24, teremos o início da Missa de Ramos no pátio da capela."

A Missa de Ramos marca não apenas o início da Semana Santa, mas também o início dos esforços de recuperação do patrimônio histórico do bairro. Todos estão convidados a participar deste momento de união e solidariedade. Aqueles que desejarem contribuir com a reconstrução da capela podem entrar em contato através do direct, AQUI.

"Desde já, agradeço em nome de toda a diretoria da Irmandade do Império Particular do Divino Espírito Santo da Engenhoca," conclui o representante.

A presença e apoio da comunidade são fundamentais para restaurar não apenas a estrutura física da capela, mas também a fé e a esperança que ela representa para os moradores da Engenhoca.

Comentários

🔔 Fique por dentro das notícias!

Receba as últimas atualizações direto no seu WhatsApp.

👉 Entre no nosso canal agora!
Carregando notícias...

Niterói

Carregando postagens...

São Gonçalo

Carregando postagens...

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas