Pular para o conteúdo principal

MANCHETE SPINGRV

Fiéis Celebram o Dia de Zé Pelintra com Cantos e Oferendas na Lapa

Tradição movimenta o Santuário Nacional da entidade no Rio de Janeiro, símbolo da malandragem, proteção e justiça nas ruas Foto: Mayra Castro | Reprodução Centenas se reuniram na Lapa nesta segunda (7) para homenagear Zé Pelintra, entidade cultuada em religiões afro-brasileiras e símbolo de proteção nas ruas. Nesta segunda-feira, 7 de julho, centenas de devotos se reuniram no tradicional bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, para celebrar o Dia de Zé Pelintra , figura emblemática das religiões afro-brasileiras e presença constante na cultura popular de ruas, bares, mercados e pontos de jogo do Brasil. A movimentação se concentrou no Santuário Nacional de Zé Pelintra , que fica na própria Lapa — reduto boêmio e espiritual da cidade. Os fiéis chegaram cedo, levando flores, charutos, bebidas e outros itens de oferenda, enquanto entoavam pontos cantados em homenagem à entidade. A celebração, marcada por emoção e respeito, rendeu homenagens a quem é visto como protetor daqueles que vivem e tra...

FAMÍLIA DE MARITACAS DA ESPÉCIE MARACANÃ-GUAÇU FAZ NINHO PERTO DO POSTO DE SAÚDE NA ENGENHOCA

Pelo menos 4 indivíduos, resolveram fazer ponto em um pé de amendoeira na parte de trás do posto de saúde da Engenhoca. 

Foto: Google Maps.



Uma família de 4 aves, conhecidas popularmente como Maritacas, ou como Maracanã-guaçu, resolveu fazer seu ninho em uma amendoeira, atrás da policlínica da Engenhoca, na rua Henrique Castrioto, em Niterói.

Vendedores ambulantes que ficam próximo ao posto de saúde, já estão acostumados quando as amêndoas são derrubadas pela família das aves que estão no local.

Mesmo a rua sendo limpa todos os dias, a família da Maracanã-guaçu, derruba folhas e amêndoas, na via pública. Mas os vizinhos, não parece incomodar os profissionais do posto de saúde, e os pacientes que aguardam atendimento enquanto as Maritacas fazem bagunça no pé de amendoeira.

A maracanã-guaçu é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Não está ameaçada, porém, desapareceu de lugares onde antes era abundante, é frequente em cativeiro e a sua demanda pelo tráfico não é muito alta.
Os maracanãs-guaçu, que estão na Engenhoca, são de cara branca. 

Maracanã-guaçu


Comentários

🔔 Fique por dentro das notícias!

Receba as últimas atualizações direto no seu WhatsApp.

👉 Entre no nosso canal agora!
Carregando notícias...

Niterói

Carregando postagens...

São Gonçalo

Carregando postagens...

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas