A NOITE DOS OVNIs: UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DA AERONÁUTICA BRASILEIRA

Caças da força aérea brasileira persegue OVNIS no céu do Brasil, na noite mais misteriosa da história da aviação.


Foto: reprodução | Brasil invadido por OVNIS de madrugada


Em 16 de maio de 1986, o Brasil viveu uma das noites mais enigmáticas de sua história, conhecida como "A Noite dos OVNIs". Este evento tornou-se um dos maiores mistérios da aeronáutica e da aviação brasileira, envolvendo avistamentos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Naquela noite, diversos pilotos de aviões comerciais entraram em contato com as torres de controle dos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, ambos no Rio de Janeiro, para relatar a presença de objetos voadores não identificados (OVNIs) nos céus do país.

Foto: reprodução | No mapa, os pontos onte diversos OVINIS, foram localizados pelo CINDACTA, em pelo menos 3 estados do Brasil.


Aviões de companhias aéreas como Varig e Vasp, entre outras, relataram estar sendo perseguidos por esses objetos. Os radares do CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), órgão responsável pela defesa do espaço aéreo nacional, captaram os objetos se deslocando em diferentes pontos do território brasileiro.

A situação se tornou tão grave que militares de alta patente alertaram o então presidente José Sarney, em plena madrugada, sobre a possibilidade de o Brasil estar sendo invadido. Em resposta, Sarney ordenou que caças da Força Aérea Brasileira (FAB) decolassem com a missão de interceptar e, se necessário, abater os objetos caso fosse confirmado um ataque. Caças Mirage e F-5 decolaram do Rio de Janeiro e de São Paulo para enfrentar a possível ameaça.

Os pilotos dos caças que perseguiram os objetos relataram algo extraordinário: os OVNIs se moviam a velocidades incríveis, mudavam de cor, faziam manobras impossíveis e, quando os caças se aproximavam, os objetos aceleravam a uma velocidade muito superior à das aeronaves militares. Além disso, esses objetos tinham a capacidade de ficar imóveis no ar e desaparecer subitamente dos radares.

Ao longo da madrugada, os objetos foram desaparecendo gradualmente dos radares do CINDACTA, até que todos sumiram por completo. Mesmo hoje, décadas depois, os militares envolvidos no caso ainda relatam a dificuldade de explicar os fenômenos observados naquela noite.

O Ministério da Aeronáutica confirmou a autenticidade dos eventos e, anos depois, liberou parte dos documentos oficiais sobre o caso, revelando que cerca de 21 objetos foram avistados e que mais de 50 militares participaram diretamente da operação.

Embora muitos tenham tentado encontrar explicações para o ocorrido, "A Noite dos OVNIs" permanece até hoje como um dos maiores mistérios da Marinha e da aeronáutica brasileira, alimentando debates e especulações sobre a possibilidade de vida extraterrestre e os limites do conhecimento humano.

Pesquisa: SpingRV


SpingRV Noticias: Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

Últimas sobre este tema

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA LINHA 67 EM NITERÓI DEIXA PASSAGEIROS PRESOS NO CENTRO

LUTO EM TENENTE JARDIM: MORRE A MISSIONÁRIA ESTHER VARGAS

JUSTIÇA CONDENA EMPRESAS DE ÔNIBUS DE NITERÓI POR FROTA REDUZIDA E DANO COLETIVO - EMPRESAS TERÃO QUE AUMENTAR A FROTA

DESLIZAMENTO EM TENENTE JARDIM INTERDITA TOTALMENTE A RODOVIA DOUTOR MARCH

ACIDENTE COM CARRO ALEGÓRICO DA UNIÃO DE MARICÁ DURANTE DESFILE DA SÉRIE OURO DEIXA FERIDOS

MORADORES DO MORRO DO CASTRO RECLAMAM DE FALTA DE ATENDIMENTO EM POSTO DE SAÚDE

DESLIZAMENTO EM NITERÓI INTERDITA RUA ERMELINDO MARTINS EM JURUJUBA

ESTUDANTE ESFAQUEADA EM SÃO GONÇALO SEGUE INTERNADA EM COMA INDUZIDO

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO IGNOROU PEDIDOS DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DE TENENTE JARDIM E MORRO DO CASTRO SOBRE PERIGO DE DESLIZAMENTOS

QUEM É A MODELO KYLIN KALANI, SUCESSO NAS REDES SOCIAIS (fotos)