Comerciantes relatam furtos e vandalismo constantes e apontam a falta de rondas da Guarda Municipal. Foto: reprodução Jornaleiros que atuam na Avenida Amaral Peixoto, Rua da Conceição e outras vias do Centro de Niterói denunciam a insegurança crescente no período noturno. Enquanto a prefeitura promove mudanças na disposição das bancas para revitalizar a região, comerciantes temem prejuízos devido à ação de criminosos. Os relatos de furtos e vandalismo são frequentes, e muitos trabalhadores afirmam que a presença da polícia é limitada a viaturas estacionadas ou em circulação esporádica, sem a realização de patrulhas a pé pela Guarda Municipal durante a noite. No caso mais recente, o jornaleiro Romário Silva Souza, de 61 anos, foi vítima de um assalto e acabou agredido ao reagir — e o crime ocorreu durante o dia. Já são mais de oito ocorrências registradas este ano contra bancas de jornais, superando os números do ano passado. A criminalidade não se limita ao Centro. No bairro Barret...
RELATÓRIO PRELIMINAR DO CENIPA APONTA POSSÍVEL FALHA NO SISTEMA ANTIGELO COMO CAUSA DO ACIDENTE AÉREO EM VINHEDO (SP)
Investigação segue em andamento para identificar causas do acidente que matou 62 pessoas
![]() |
Foto: reprodução | Com o pre-relatório, fica mais forte a evidência que o gelo pode ter derrubado o Voepass |
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou um relatório preliminar sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo, São Paulo, que resultou na morte de 62 pessoas em agosto. Segundo a investigação, os pilotos mencionaram falhas no sistema antigelo logo no início do voo, sendo esta uma das hipóteses para o acidente. Embora o acúmulo de gelo nas asas seja apontado por especialistas civis como uma possível causa, o Cenipa ainda não confirmou oficialmente a falha técnica.
O relatório também revelou que o sistema de detecção de gelo foi acionado várias vezes durante o voo, mas em alguns momentos permaneceu desligado. Pouco antes do impacto, o copiloto alertou sobre "bastante gelo" nas asas, e o sistema antigelo foi acionado novamente. Mesmo com o alerta, a aeronave perdeu o controle e colidiu com o solo. Apesar de o relatório ainda não apontar culpados, a Polícia Federal continua investigando as causas do acidente.
Os pilotos tinham qualificação e treinamento para operar em condições de gelo, e a aeronave estava com toda a manutenção em dia. A investigação completa deve levar até um ano para ser finalizada.
Comentários