EX-GOVERNADOR LUIZ FERNANDO PEZÃO É CONFIRMADO COMO PREFEITO DE PIRAÍ PELO TSE

Vitória de Luiz Fernando Pezão marca retorno ao comando da cidade após decisões judiciais favoráveis.

Foto: reprodução



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta terça-feira (8), a vitória de Luiz Fernando Pezão (MDB) como prefeito de Piraí, município do Médio Paraíba, a cerca de 90 km do Rio de Janeiro. Com 10.714 votos, representando 58,58% dos votos válidos, Pezão superou o adversário Arthur Tutuca (PRD), que obteve 41,42%.

A candidatura de Pezão esteve sob análise devido a uma condenação por improbidade administrativa, relacionada ao período em que ele foi governador do Rio de Janeiro (2014-2018). A acusação girava em torno de não ter destinado o mínimo de 12% da arrecadação do Estado para a saúde, o que resultou na suspensão de seus direitos políticos em 2022, com uma sentença de cinco anos.

No entanto, uma virada judicial garantiu a sua elegibilidade. O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu uma liminar suspendendo os efeitos da condenação, permitindo que Pezão disputasse as eleições de 2024. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) também rejeitou, no último dia 4, o pedido de impugnação de sua candidatura, pavimentando o caminho para a confirmação de sua vitória.

Este será o terceiro mandato de Pezão como prefeito de sua cidade natal, onde já governou entre 1997 e 2005. Sua carreira política começou em 1983, quando foi eleito vereador. Além disso, foi vice-governador do Rio de Janeiro no governo de Sérgio Cabral e assumiu o cargo de governador em 2015. No entanto, sua trajetória foi marcada por escândalos, culminando em sua prisão durante a Operação Lava Jato, em 2018. Pezão ficou um ano preso e, em 2021, foi condenado a 98 anos de prisão, mas teve as sentenças anuladas em 2023, sendo absolvido.

Ao assumir a prefeitura mais uma vez, Pezão contará com Alexandro Sena (PSD) como vice-prefeito. Sua coligação, formada por Republicanos, PDT e PSB, garantiu uma base de apoio considerável, mas ele enfrentará desafios na Câmara Municipal, onde apenas três dos 11 vereadores eleitos fazem parte de sua aliança.



Quer ficar por dentro das principais notícias de Niterói, São Gonçalo e Rio de janeiro primeiro? Então, venha para nosso canal no Whatsapp https://whatsapp.com/channel/0029Valg7J58F2pD0gFVMt1O