SPINGRV
Carregando notícias...

GOVERNO DESCARTA HORÁRIO DE VERÃO EM 2024, MAS AVALIA VOLTA PARA 2025

Ministro de Minas e Energia afirma que não há necessidade de retomada imediata da medida, mas debate sobre o tema permanece em pauta


O governo decidiu que a volta do horário de verão não deve acontecer este ano - Foto: ilustração



O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16) que o governo federal não adotará o horário de verão em 2024. A decisão foi tomada após reunião com o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), onde se concluiu que a medida não é necessária neste ano devido à segurança energética atual e à leve recuperação dos níveis hídricos.

"Chegamos à conclusão de que não há necessidade de implementar o horário de verão para este verão. A segurança energética está assegurada e podemos reavaliar a medida em 2025", explicou o ministro. Silveira destacou ainda que o horário de verão é uma política que requer uma análise contínua e cuidadosa, considerando tanto seus impactos positivos quanto negativos no setor elétrico e na economia.

Embora o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tenha recomendado a medida em setembro, as chuvas e o aumento nos níveis dos reservatórios de hidrelétricas melhoraram o cenário. Isso dispensou a necessidade de adiantamento dos relógios em 2024, principalmente por conta do curto prazo para a adequação de setores importantes, como o da aviação.

Retorno em 2025 em análise

O governo federal continuará a monitorar o cenário energético e avaliará a possível retomada do horário de verão a partir de 2025. A medida, que foi suspensa em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro, visava inicialmente economizar energia elétrica aproveitando a luz solar durante os meses de maior calor.

Entretanto, a eficácia do horário de verão diminuiu ao longo dos anos devido às mudanças no comportamento da sociedade e aos avanços tecnológicos. Hoje, a discussão sobre sua volta foca no potencial de aproveitamento da geração de energia solar, o que poderia reduzir o uso de termelétricas, mais caras e poluentes.

Impacto na geração de energia

Adotar o horário de verão poderia otimizar a geração solar, deslocando o pico de consumo para horários de maior aproveitamento dessa fonte de energia, reduzindo, assim, a necessidade de acionamento de usinas térmicas. Isso ajudaria a poupar os reservatórios das hidrelétricas, que sofrem com os períodos de seca.

O retorno da medida dependerá, no entanto, da revogação de um decreto de 2019 que encerrou o horário de verão. Até lá, o governo seguirá avaliando as melhores formas de equilibrar a oferta e demanda de energia no país.



Quer ficar por dentro das principais notícias de Niterói, São Gonçalo e Rio de janeiro primeiro? Então, venha para nosso canal no Whatsapp https://whatsapp.com/channel/0029Valg7J58F2pD0gFVMt1O

Comentários

Carregando notícias...

🔔 Fique por dentro das notícias!

Receba as últimas atualizações direto no seu WhatsApp.

👉 Entre no nosso canal agora!

Niterói

Carregando postagens...

São Gonçalo

Carregando postagens...

Mais lidas da semana

NITERÓI: POLÍCIA INTERDITA FERRO-VELHO COM MATERIAL SUSPEITO NO BARRETO

ADOLESCENTE DESAPARECIDA HÁ 24 DIAS EM SÃO GONÇALO: MÃE FAZ APELO DESESPERADO POR LARYSSA

MEL MAIA DIZ QUE VÍDEO QUE CIRCULA NA INTERNET USANDO SUA IMAGEM TENDO RELAÇÕES COM TRAFICANTE É FAKE

ASSASSINATO CRUEL NA PAVUNA: JOVEM DE 18 ANOS É ENCONTRADA MORTA E MUTILADA APÓS DESAPARECIMENTO

TENENTE JARDIM: FESTA DAS CAFIFAS REACENDE A TRADIÇÃO NO BAIRRO E ENCANTA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

NITERÓI: POLÍCIA PRENDE QUATRO CRIMINOSOS QUE ROUBAVAM NA DIVISA ENTRE ENGENHOCA E FONSECA

TENENTE JARDIM: Paróquia de São João Batista participa da confecção de tapetes de Corpus Christi em Niterói

TRAFICANTES LANÇAM GRANADA COM DRONE EM PARQUE INFANTIL NA ZONA NORTE DO RIO

Caminhão desgovernado provoca acidente grave na descida da Caixa d'Água, em Niterói

POLÍCIA ENTRA COM TUDO NO XERECÃO EM SÃO GONÇALO, RETIRA BARRICADAS E DEIXA TUDO ABERTO