TENENTE JARDIM TERÁ NOVO PROCESSO DE LEGALIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Moradores aguardam solução para uma disputa de terras que já dura mais de 45 anos em São Gonçalo.

Uma luta que atravessa décadas pela legalização fundiaria - Foto: reprodução


O bairro Tenente Jardim, em São Gonçalo, passará por um novo processo de remarcação de terras e legalização fundiária, reacendendo a esperança de regularização definitiva para os moradores. O imbróglio, que se arrasta por mais de quatro décadas, remonta ao período em que a área deixou de ser uma fazenda. Na época, um ex-funcionário tentou reivindicar parte das terras como sendo de sua propriedade, o que gerou conflitos e resultou na sua expulsão pela comunidade.

Desde então, os moradores têm enfrentado uma longa luta para obter a documentação definitiva das propriedades junto ao poder público. Agora, o caso ganha um novo capítulo com a atuação do Centro Pró-Melhoramentos de Tenente Jardim, que, em parceria com órgãos governamentais, acionou o ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro) para realizar o recadastramento dos moradores e pleitear a entrega das escrituras definitivas.

MORADORES DEVEM REALIZAR RECADASTRAMENTO

Os moradores que ainda não realizaram o recadastramento devem procurar o Centro Pró-Melhoramentos de Tenente Jardim para atualizar suas informações. O recadastramento é essencial para a continuidade do processo de regularização.

Além disso, o Centro Pró-Melhoramentos está articulando junto a outros órgãos, como o NEPHU (Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos), a realização de estudos técnicos na área. Esses estudos têm como objetivo identificar as necessidades do bairro e propor melhorias que garantam mais qualidade de vida à comunidade.

VISITA TÉCNICA NO BAIRRO

No último sábado, dia 23, técnicos percorreram a comunidade para cadastrar moradores e levantar dados sobre a situação atual do bairro. O estudo será utilizado como base para definir as ações prioritárias de infraestrutura e urbanização que possam beneficiar os residentes de Tenente Jardim.

Esse esforço conjunto entre a comunidade e os órgãos públicos renova a expectativa de que, após décadas de espera, os moradores finalmente possam ter seus direitos fundiários reconhecidos e uma melhor qualidade de vida assegurada.


Comentários

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas