Pular para o conteúdo principal

MANCHETE SPINGRV

Fiéis Celebram o Dia de Zé Pelintra com Cantos e Oferendas na Lapa

Tradição movimenta o Santuário Nacional da entidade no Rio de Janeiro, símbolo da malandragem, proteção e justiça nas ruas Foto: Mayra Castro | Reprodução Centenas se reuniram na Lapa nesta segunda (7) para homenagear Zé Pelintra, entidade cultuada em religiões afro-brasileiras e símbolo de proteção nas ruas. Nesta segunda-feira, 7 de julho, centenas de devotos se reuniram no tradicional bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, para celebrar o Dia de Zé Pelintra , figura emblemática das religiões afro-brasileiras e presença constante na cultura popular de ruas, bares, mercados e pontos de jogo do Brasil. A movimentação se concentrou no Santuário Nacional de Zé Pelintra , que fica na própria Lapa — reduto boêmio e espiritual da cidade. Os fiéis chegaram cedo, levando flores, charutos, bebidas e outros itens de oferenda, enquanto entoavam pontos cantados em homenagem à entidade. A celebração, marcada por emoção e respeito, rendeu homenagens a quem é visto como protetor daqueles que vivem e tra...

ESCOLAS MUNICIPAIS DE NITERÓI AMEAÇAM ENTRAR EM GREVE NA SEMANA QUE VEM

Ministério Público busca acordo entre prefeitura e profissionais da educação para impedir paralisação prevista para segunda-feira (10).


A paralisação dos profissionais da educação de Niterói, marcada para a próxima segunda-feira (10), levou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) a convocar uma reunião nesta quarta-feira (5) para tentar evitar uma possível greve da categoria. O encontro reuniu representantes de diversos setores da educação municipal.

Entre os principais pontos discutidos, destacam-se as mudanças anunciadas pela prefeitura, como o fim da bidocência para turmas de crianças de 4 e 5 anos, que passariam a ter apenas um professor em sala.

Também foram debatidos o aumento do número de alunos por turma, as novas regras para transferências e a oferta de transporte escolar para estudantes que residem longe das unidades.

A promotora de Justiça Bianca Mota de Moraes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação, afirmou que o Ministério Público busca uma solução para manter o funcionamento das escolas.

"O MP acredita que o Município de Niterói e o Sepe têm todas as condições e a responsabilidade de alcançar um entendimento que evite a greve e proteja a população", declarou.

Moraes também destacou que há um concurso vigente, o que possibilita a convocação imediata de aprovados, permitindo um cronograma para a retomada gradual da bidocência, modelo consolidado na rede municipal de Niterói há anos.

Além do MPRJ, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME), da Procuradoria Geral do Município (PGM), do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) e dos Conselhos Municipais de Educação (CME), do FUNDEB, de Alimentação Escolar (CAE) e Tutelares de Niterói.

Comentários

🔔 Fique por dentro das notícias!

Receba as últimas atualizações direto no seu WhatsApp.

👉 Entre no nosso canal agora!
Carregando notícias...

Niterói

Carregando postagens...

São Gonçalo

Carregando postagens...

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas