Pular para o conteúdo principal

MANCHETE SPINGRV NOTICIAS

PGR DENUNCIA BOLSONARO POR PLANEJAR GOLPE DE ESTADO APÓS ELEIÇÕES DE 2022

Ex-presidente e aliados são acusados de tentativa de manter Bolsonaro no poder ilegalmente; STF pode torná-lo réu Foto: reprodução A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia formal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 33 investigados, acusando-os de planejar um golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022. Caso a denúncia seja aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro se tornará réu e enfrentará um julgamento. A acusação de 272 páginas aponta que Bolsonaro liderava uma organização criminosa que buscava impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a PGR, o ex-presidente adotava um discurso antidemocrático desde 2021, o qual se intensificou conforme a derrota eleitoral se aproximava. A denúncia detalha as condutas individuais de cada acusado e afirma que havia um plano para subverter a democracia brasileira. Entre os denunciados, estão ex-ministros e até um ex-comandante da Marinha. A Primeira Turm...

PARLAMENTAR PEDE CASSAÇÃO DA CONCESSÃO DA AUTO ÔNIBUS BRASÍLIA EM NITERÓI

Vereador Douglas Gomes solicita à prefeitura a revogação da concessão da empresa, enquanto crise no transporte afeta diversas regiões da cidade.

A prefeitura de Niterói não explica o porquê de todas as linhas pararem de circular entre 22 e 23 horas, deixando passageiros de diversos bairros sem condução na madrugada.  Foto: SpingRV Noticias


Desde o fim da pandemia, em 2023, a SpingRV Notícias tem acompanhado de perto a crise no transporte público de Niterói, destacando a redução de frota e os impactos negativos na mobilidade urbana.

Uma das empresas mais criticadas pela população é a Auto Ônibus Brasília, que reduziu a frota, retirou os ônibus do serviço noturno ("sereno") e tem sido alvo de pressão nas redes sociais – movimento que começou após reportagens da SpingRV.

A crise no setor já foi tema de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói, convocada em 2023 pelo vereador Douglas Gomes para debater a situação das empresas de ônibus na cidade. O vereador Renato Cariello esteve presente para ouvir as demandas da população, mas a maioria dos parlamentares de Niterói se ausentou do debate, ignorando as reclamações dos passageiros.

Além da Auto Ônibus Brasília, a empresa Ingá também enfrenta dificuldades financeiras, resultando na extinção de duas linhas e redução da frota, o que gerou revolta nos moradores do Fonseca. Passageiros das regiões da Teixeira de Freitas, Morro das Maravilhas e Rua 5 de Março relatam transtornos após a extinção das linhas 25 e 23. Quem reside na Rua 5 de Março, no Morro das Maravilhas e na Rua Riodades agora precisa caminhar longas distâncias, já que a Ingá interrompeu parte do itinerário que atendia essas áreas.

A plataforma da Ingá, ficou conhecida como "Plataforma Fantasma", pois dificilmente se vê ônibus de suas linhas parado nas baias. Foto: SpingRV Noticias


Diante desse cenário, o vereador Douglas Gomes anunciou nas redes sociais que solicitou, por meio de ofício, que a Prefeitura de Niterói casse a concessão da Auto Ônibus Brasília.

Entretanto, chama a atenção o fato de que a empresa Ingá, que também eliminou linhas, reduziu drasticamente sua frota e retirou os ônibus serenos, não enfrenta a mesma pressão política que a Brasília.

Como alternativa para minimizar os impactos da crise, o vereador Renato Cariello solicitou que 25 dos 50 novos ônibus elétricos que entrarão em operação em Niterói sejam destinados às linhas da Zona Norte da cidade, onde os problemas de mobilidade urbana são mais graves. Esses novos veículos deverão ser testados em breve nas ruas de Niterói.

Faça parte de nosso canal no Whatsapp

Comentários