Manifestação na BR-101, em Manilha, cobrou a volta de linhas retiradas pela empresa de ônibus
Empresa diz que as pistas estão intrafegáveis e acusa prefeitura - Foto: Gabriel Cardoso |
Na manhã deste sábado (22), moradores de Itaboraí bloquearam a BR-101, na altura de Manilha, em protesto contra a empresa de ônibus Rio-Ita. A manifestação, que causou lentidão no trânsito para quem vinha de Magé sentido Itaboraí, foi motivada pela retirada de diversas linhas que atendiam a região.
Os manifestantes afirmam que a empresa reduziu drasticamente a oferta de ônibus, dificultando o deslocamento da população. As linhas afetadas foram: 524M (Itaboraí x Niterói), MB36 (Itaboraí x Alcântara), 426M (Itambi x Niterói) e 728M (Itambi x Alcântara).
A Rio-Ita, por sua vez, justifica que a decisão foi comunicada à prefeitura e se deve ao mau estado das vias, que estariam causando danos constantes aos veículos e aumentando os custos operacionais.
Antes mesmo da suspensão das linhas, passageiros já reclamavam do estado precário dos ônibus, relatando problemas mecânicos e falta de manutenção. Vale destacar que, dentro do município de Itaboraí, as linhas municipais mantêm a tarifa zero para os usuários.
Essa não foi a primeira manifestação sobre o tema. No dia 15 de março, moradores já haviam realizado um protesto pedindo a retomada das linhas retiradas pela empresa.
Comentários