Contagem feita com inteligência artificial estimou 18,3 mil participantes, número inferior a atos anteriores do ex-presidente.
A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Copacabana, no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 18,3 mil pessoas, segundo levantamento da USP em parceria com o CEBRAP e a ONG More in Common. O número, calculado com tecnologia de inteligência artificial, ficou abaixo do registrado em eventos anteriores de Bolsonaro, que tradicionalmente arrastavam multidões às ruas.
O método utilizado na contagem, chamado “Point to Point Network (P2PNet)”, foi desenvolvido por pesquisadores chineses e pela empresa Tencent. Com imagens aéreas feitas por drones, o sistema computacional identificou e contabilizou indivíduos na multidão, apresentando uma margem de erro de 12%.
O ato, realizado na manhã deste domingo (10), reuniu governadores, senadores e deputados federais, todos alinhados à defesa da anistia para envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A manifestação ocorreu às vésperas do julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá, nos dias 25 e 26 de março, se aceita a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Apesar da presença de lideranças políticas, o evento teve um comparecimento visivelmente menor em comparação com mobilizações anteriores promovidas por Bolsonaro, indicando um possível enfraquecimento da adesão popular ao ex-presidente.
Ato do ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu 18,3 mil pessoas em Copacabana, menos de 2% do público previsto. de acordo com um levantamento feito pela USP.
— Política Estadão (@EstadaoPolitica) March 16, 2025
Bolsonaro e aliados chegaram a prever a presença de 1 milhão de pessoas na manifestação deste domingo, 16, em prol da anistia… pic.twitter.com/T9P5t9tYmv
Comentários