Prefeitura anuncia nova etapa do Plano de Mobilidade e prepara transformação urbana histórica
Divulgação |
A Prefeitura de Niterói segue promovendo a maior transformação urbana da região central em décadas. Com a modernização da Avenida Visconde do Rio Branco em fase final e entrega prevista para abril, a gestão do prefeito Rodrigo Neves se prepara para iniciar uma nova etapa do Plano de Mobilidade Urbana, com intervenções de grande porte na Avenida Amaral Peixoto e nas ruas da Conceição e Doutor Celestino.
Essas novas obras incluem calçadas mais largas, paisagismo, iluminação em LED, sistema de drenagem moderno e o enterramento de redes elétricas e de infraestrutura, melhorando a estética urbana e a segurança. O investimento estimado é de R$ 65 milhões, com licitações previstas para este mês e início das obras no segundo semestre. O prazo de conclusão é de 15 meses.
Além da mobilidade, a Prefeitura também vai revitalizar importantes espaços públicos, como o Parque das Águas e a Praça da República, oferecendo novas áreas de lazer e convivência. A proposta inclui arborização ao longo das vias, com canteiros e árvores que protegerão a ciclovia do eixo Amaral Peixoto–Marquês do Paraná–Roberto Silveira, considerada a mais movimentada do Brasil.
“O Centro de Niterói está se reinventando. Essas obras estruturais vão dinamizar o comércio, incentivar a moradia, atrair investimentos e melhorar a mobilidade urbana. É a primeira grande requalificação da Amaral Peixoto desde sua inauguração, em 1940”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
As transformações fazem parte de um projeto mais amplo de reocupação e requalificação do Centro, que completa 50 anos desde a perda do status de capital do estado. Para marcar o novo ciclo, a Prefeitura também entregará o Bicicletário Arariboia, a nova Concha Acústica e lançará um conjunto de Projetos de Lei voltados à habitação, preservação histórica e acolhimento social.
Entre os projetos propostos estão:
-
Programa de Aluguel Universitário, que oferece auxílio a estudantes.
-
Programa de Acolhimento Humanizado, voltado para pessoas em situação de rua e dependentes químicos.
-
Fundo para Preservação do Patrimônio Histórico, com incentivos ao setor hoteleiro e criação de novas moradias.
Com um investimento total de R$ 142 milhões, a revitalização do Centro de Niterói se consolida como um dos maiores projetos de infraestrutura urbana da cidade nos últimos anos, reposicionando a região como o novo vetor de desenvolvimento da cidade.
Comentários