Empresa alega colapso financeiro e deixa futuro de 58 funcionários indefinido. Setor jurídico da empresa diz que a única forma de salvar a empresa é a prefeitura fazer o repasse este mês.
A Viação São Geraldo, responsável por 27 linhas municipais em Rio Bonito, comunicou oficialmente à Prefeitura que deixará de operar até o dia 30 de abril de 2025. A decisão, que já era temida por trabalhadores e passageiros, levanta preocupações quanto ao futuro dos 58 funcionários da empresa, cujo destino ainda não foi informado.
De acordo com a empresa, o colapso financeiro decorre da falta de repasses por parte da Prefeitura relativos à gratuidade do transporte escolar da rede municipal, acumulada há mais de três anos. Além disso, a ausência de reajuste nas tarifas desde 2023 teria agravado a crise, tornando insustentável a continuidade das operações.
"Caso não seja regularizada ainda no mês de abril de 2025, a prestação do serviço será interrompida por força da impossibilidade econômica de sua manutenção", informou a direção da empresa em comunicado assinado pelo advogado Luciano Oliveira Aragão.
Com a proximidade da paralisação, o Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) convocou uma assembleia emergencial para quarta-feira (9/4), às 10h, na sede do sindicato em Rio Bonito. O encontro pretende discutir medidas para garantir os direitos trabalhistas dos profissionais afetados pela possível descontinuação dos serviços.
A Prefeitura de Rio Bonito ainda não se pronunciou sobre o caso nem apresentou plano de contingência para manter o transporte público municipal em funcionamento.
Comentários