CIDADE DE NITERÓI É ELEITA A MELHOR GESTÃO PÚBLICA DO BRASIL
Município fluminense lidera ranking nacional de qualidade administrativa, deixando capitais para trás
Niterói foi consagrada como a cidade mais bem administrada do Brasil, segundo o mais recente Índice de Gestão Municipal (i-GeM), divulgado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/QualiGov). Com uma nota de 0,888, o município superou todas as 5.570 cidades brasileiras, incluindo as capitais estaduais.
A metodologia do i-GeM avalia cinco dimensões da administração pública: Técnica, Administrativa, Informacional, Regulatória e Arranjos Institucionais. Em todas essas frentes, Niterói obteve desempenho superior à média nacional, atingindo a nota máxima (1,000) na dimensão Informacional, o que reforça a qualidade dos dados e da transparência administrativa do município.
O índice utiliza como base dados oficiais do IBGE, especialmente da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), permitindo uma análise precisa da evolução da gestão pública ao longo do tempo.
Além do bom desempenho técnico, Niterói também se destaca por suas ações práticas. Entre elas, estão a Defesa Civil bem estruturada, com mapeamento de riscos; a digitalização dos serviços públicos; e a criação do Observanit, um observatório de indicadores que orienta o planejamento estratégico da cidade.
A secretária de Planejamento, Isadora Modesto, destacou que Niterói se tornou referência nacional em boas práticas de gestão pública. Já o prefeito Rodrigo Neves, ao comentar a conquista, relembrou o desafio enfrentado desde 2013:
“Assumimos a Prefeitura em meio a uma grave crise financeira e administrativa. Mas vimos ali uma oportunidade de reformular completamente a forma de governar. Criamos o plano estratégico Niterói Que Queremos, com metas de curto, médio e longo prazo, e profissionalizamos a gestão por meio de concursos públicos, investimentos em tecnologia e transparência”.
Outras cidades que se destacaram no ranking foram Londrina (PR) e São Bernardo do Campo (SP), completando o pódio. Já a capital do estado, Rio de Janeiro, amargou a 384ª colocação, enquanto Campos dos Goytacazes figurou no 67º lugar.
Comentários