Corpo de catador desaparecido é encontrado em Magé; vigilante suspeito está foragido

Rafael Silva de Souza teria sido executado por segurança que cobrava diária ilegal para acesso ao lixão

Foto: reprodução


O corpo do catador de recicláveis Rafael Silva de Souza, de 25 anos, foi encontrado nesta quarta-feira (9) por agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e da 66ª DP (Piabetá). O jovem estava desaparecido desde o último dia 2, após ter sido baleado por um vigilante no antigo lixão de Bongaba, em Magé, na Baixada Fluminense. O suspeito está foragido.

O cadáver foi localizado em uma área de mata, próxima à Estrada Velha da Estrela (RJ-107), entre os municípios de Piabetá e Petrópolis. Segundo os investigadores, o vigilante usa tornozeleira eletrônica, e o sinal do dispositivo confirmou a presença dele no mesmo local onde o corpo foi achado. A polícia já solicitou e obteve na Justiça a prisão temporária do suspeito, além de mandados de busca e apreensão domiciliar e acesso aos dados do monitoramento eletrônico. Apesar das diligências, o homem ainda não foi localizado.

De acordo com relatos de outros catadores, o vigia cobrava uma taxa ilegal de R$ 50 a R$ 60 por dia para permitir a entrada de trabalhadores no lixão. Rafael já havia pago a quantia a outro segurança, mas ao fim do turno, foi novamente abordado. Sem dinheiro para um novo pagamento, recusou-se a pagar. Testemunhas relataram que após uma discussão, o vigilante disparou contra Rafael. Pelo menos três tiros teriam sido ouvidos.

Quando os familiares chegaram ao local, Rafael já havia desaparecido e o vigilante também não foi mais visto. No dia anterior à localização do corpo, um trator com marcas de sangue havia sido apreendido pela Polícia Civil no terreno do lixão, reforçando a suspeita de ocultação de cadáver.

Em nota, a Prefeitura de Magé lamentou o ocorrido, confirmou que o vigilante envolvido foi exonerado de suas funções e garantiu que está colaborando com as investigações. A administração municipal afirmou ainda manter compromisso com a segurança dos trabalhadores e o respeito à vida.

Mais sobre este assunto

Comentários

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas