Dinâmica da tentativa de invasão frustrada de criminosos ao Morro dos Maritimos, no Barreto.
Suspeitos cruzaram a Ponte Rio-Niterói durante a madrugada e foram recebidos a tiros por traficantes do Comando Vermelho no Barreto
Foto: Divulgação / ShotSpotter e Cercamento Eletrônico do CISP |
Ao menos três criminosos saíram do Rio de Janeiro com destino ao Morro dos Marítimos, em Niterói, na madrugada desta terça-feira (22), com a intenção de invadir a comunidade localizada no bairro Barreto. Segundo informações apuradas, o grupo utilizava um carro de aplicativo, modelo Fiat Argo preto, e atravessou a Ponte Rio-Niterói durante a madrugada.
A movimentação do veículo foi captada pelo sistema de monitoramento da Prefeitura de Niterói. Já na entrada de um dos acessos ao Morro dos Marítimos, criminosos do Comando Vermelho, que atualmente controlam a área, suspeitaram da presença do carro estranho e abriram fogo contra os ocupantes.
Ao perceberem que a ação havia sido frustrada, os criminosos tentaram fugir a pé pelas ruas do Barreto, mas foram perseguidos por traficantes da facção dominante. Os tiros foram captados pelas câmeras e sensores da cidade, e equipes da Polícia Militar foram acionadas para a região.
Um dos criminosos foi encontrado ferido, caído em frente ao Cemitério Municipal do Maruí, e socorrido ao Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói. Pouco tempo depois, outros dois suspeitos — também vindos do Rio de Janeiro — deram entrada no mesmo hospital com ferimentos provocados pelos disparos. Todos foram detidos e estão sob custódia.
A Polícia Civil já confirmou que pelo menos dois dos envolvidos possuem passagens por tráfico de drogas e associação criminosa. A tentativa de invasão reforça a disputa por território entre facções rivais, embora a cidade de Niterói, assim como São Gonçalo, esteja atualmente sob domínio do Comando Vermelho.
O caso segue sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG).
Comentários