Eduardo Paes lidera com folga a corrida pelo governo do Rio em 2026, aponta Instituto Gerp

Levantamento mostra prefeito da capital com 50% das intenções de voto; maioria do eleitorado ainda está indecisa

Prefeito do Rio, Eduardo Paes aparece com 50% das intenções de voto para o governo estadual em 2026. Pesquisa ouviu 1.110 pessoas em julho.

A primeira pesquisa do Instituto Gerp sobre as eleições para o governo do Estado do Rio de Janeiro em 2026 revelou um cenário de ampla vantagem para o atual prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD). Com 50% das intenções de voto na pesquisa estimulada, Paes aparece disparado na liderança, somando mais do que todos os outros pré-candidatos juntos.

Logo atrás, mas ainda distante, está o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), com 6%, seguido de perto por Dr. Luizinho (PP), que tem 5%, e pelo ex-secretário de Transportes Washington Reis (MDB), com 4%.

Outros nomes que aparecem com 2% cada são: o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), a vereadora carioca Monica Benício (PSOL) e o ex-governador Wilson Witzel (PSC). Ainda segundo o levantamento, 13% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 15% declararam não saber ou preferiram não opinar.

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados citam os nomes livremente, Eduardo Paes mantém a dianteira com 15%, sendo o único a ultrapassar 1%. Porém, a pesquisa mostra um cenário ainda incerto: 81% do eleitorado fluminense ainda não definiu seu voto.

Os dados também apontam o índice de rejeição entre os pré-candidatos. Nesse quesito, o ex-governador Witzel lidera com 49%, seguido por Washington Reis (25%), Eduardo Paes (19%) e Rodrigo Bacellar (18%).

A pesquisa foi realizada entre 16 e 21 de julho de 2025, com 1.110 entrevistas aplicadas em todo o estado. A margem de erro é de 3,02 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Comentários

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas