Tenente-Coronel da PM é Denunciado por Invasão de Domicílio e Abuso de Autoridade no Flamengo

MP-RJ requer afastamento de Ivan Blaz após ação sem mandado em prédio residencial na Zona Sul do Rio

Foto: reprodução

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou o tenente-coronel Ivan Souza Blaz Júnior por invasão de domicílio e constrangimento ilegal. Caso ocorreu em janeiro deste ano, em um prédio no Flamengo.

O Ministério Público do Rio apresentou, nesta quinta-feira (3), uma denúncia formal contra o tenente-coronel da Polícia Militar Ivan Souza Blaz Júnior, apontando-o como responsável por constrangimento ilegal e invasão de domicílio durante uma operação irregular na Zona Sul do Rio de Janeiro. O MP-RJ também solicitou à Justiça a suspensão imediata das funções públicas exercidas por Blaz.

De acordo com a denúncia, a ação aconteceu em janeiro, quando o então comandante do 2º BPM (Botafogo) teria liderado uma operação de inteligência com base em uma denúncia anônima de que o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, estaria visitando o pai em um prédio residencial no bairro do Flamengo.

Mesmo sem mandado judicial ou indícios claros de flagrante delito, Blaz autorizou e participou pessoalmente da ação. Ele foi até o local acompanhado de um sargento e, numa tentativa de entrar no prédio, simulou ser parte de um casal, carregando inclusive uma lata de cerveja, o que chamou a atenção do porteiro. Após ter a entrada negada, permaneceu nas imediações junto com outros policiais, aguardando uma oportunidade para entrar no edifício.

Aproveitando o momento em que o portão da garagem se abriu, o grupo forçou a entrada. Segundo o MP-RJ, dentro do prédio, o tenente-coronel sacou a arma e obrigou o porteiro a deitar-se no chão, constrangendo-o a acompanhá-lo por todos os andares do edifício. Além disso, ordenou que dois moradores entregassem seus celulares e permanecessem sentados na portaria sob vigilância do sargento.

A denúncia foi oferecida à Justiça com base em elementos que demonstrariam abuso de autoridade e desrespeito à legalidade. O Ministério Público considera grave o fato de que a ação não contava com qualquer respaldo jurídico, configurando uma clara violação de direitos.

A SpingRV Notícias reforça seu compromisso com o direito à ampla defesa e se coloca à disposição para publicar qualquer manifestação do tenente-coronel Ivan Blaz ou de sua assessoria jurídica.

Comentários

🔔 Fique por dentro das notícias!

Receba as últimas atualizações direto no seu WhatsApp.

👉 Entre no nosso canal agora!

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas
Carregando notícias...

Niterói

Carregando postagens...

São Gonçalo

Carregando postagens...

Postagens mais visitadas