Coluna do Enrico: O peso do fácil

 Percepção

Foto: ilustrativa

Talvez a vida não seja tão difícil quanto parece. talvez só estejamos viciados em enxergar o que dói.

      Às vezes eu me pergunto se as coisas são mesmo tão difíceis assim… ou se é a gente que aprendeu a só enxergar o que pesa.

     Porque o que é fácil passa meio despercebido. Não chama atenção, não faz barulho, não provoca crise. O fácil não rende história, nem ocupa espaço demais na memória. E talvez por isso a gente não valorize. Parece quase corriqueiro. Invisível.

   Não tem alarde para o café que ficou pronto sem derramar. Para o e-mail que foi respondido sem estresse. Para o encontro que fluiu. Para o carinho que chegou sem cobrança. A gente não repara no que dá certo, porque o difícil grita mais alto. O difícil atrasa, trava, exige explicação. O difícil rouba a cena. E, no fim das contas, dá essa impressão de que tudo é difícil, quando talvez só o que está acontecendo é que a gente ignora o que é fácil.

      Tem um detalhe aí: o que é difícil, por ser raro, a gente trata como importante. O que é fácil, por ser comum, a gente trata como banal. Mas e se a gente estiver lendo tudo ao contrário? E se o fácil for exatamente o que merecia mais atenção?

    E aí vem a pergunta final, que me cutuca como um alarme sem soneca: será que tem coisa que era para ser fácil… mas a gente é que complicou? Só para se sentir ocupado. Ou para parecer mais forte. Ou, quem sabe, por puro hábito de sofrer. Porque sofrer, às vezes, dá sentido. Dá assunto. dá pertencimento.



Só que viver assim cansa.

    Descomplicar, por incrível que pareça, pode ser o maior desafio. Porque o fácil, quando a gente não está acostumado, assusta. Parece que tem algo errado. Parece que é cilada. E aí a gente testa, sabota, questiona. Como se não merecesse o simples.

    Mas talvez mereça, sim. Talvez mereça o que vem sem drama. O que flui. O que não cobra. Talvez a gente só precise ajustar o olhar. Treinar a atenção. Para enxergar o que já está funcionando. Para perceber que nem tudo é caos, nem tudo é batalha.

   Nem tudo precisa ser conquistado à força. Isso também é vida. E talvez, seja a melhor parte dela.

@enricopierroofc


Receba notícias de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro no Google Notícias

Seguir SpingRV no Google Notícias
Compartilhar matéria

Últimas sobre este tema

OUTRAS NOTÍCIAS

Carregando...
🔥 Confira Agora Seu Crédito Disponível!
Jeitto - Crédito Digital
👉 CLIQUE AQUI E VEJA SE VOCÊ TEM LIMITE LIBERADO

MAIS LIDAS DA SEMANA

PONTE RIO-NITERÓI: EMPRESA QUE ADMINISTRA PONTE, DIZ QUE PILAR QUE APARECE NAS IMAGENS NÃO APRESENTA RISCOS AOS MOTORITAS

TENENTE JARDIM: VAZAMENTO EM REDE DESPERDIÇA ÁGUA POTÁVEL E PODE AFETAR ABASTECIMENTO NO BAIRRO

ILHA DA CONCEIÇÃO, NITERÓI: IMAGEM DE APARECIDA FOI REJEITADA NO MORRO DO MIC HÁ 20 ANOS; HOJE A REFLEXÃO É OUTRA

RIO DE JANEIRO: FACÇÕES CRIMINOSAS LEVAM DISPUTA POR TERRITÓRIOS PARA O CAMPO TECNOLÓGICO

MARÉ, RIO DE JANEIRO: OPERAÇÃO CONTRA O TCP TERMINA COM 20 PRESOS, FUZIS APREENDIDOS E VEÍCULOS RECUPERADOS

TENENTE JARDIM, SÃO GONÇALO: ENXAME DE ABELHAS QUE VINHA ATACANDO MORADORES NO PONTO DO ÔNIBUS EM FRENTE AO BRIZOLÃO É RETIRADO

RIO DE JANEIRO: BALOEIROS COMEMORAM APÓS BALÃO ESCAPAR DE APREENSÃO DURANTE AÇÃO POLICIAL

VAZA FOTOS DA NECROPSIA DO CORPO DA CANTORA MARILIA MENDONÇA

CINEBIOGRAFIA DE NEY MATOGROSSO, HOMEM COM H, TEM ESTREIA IMPACTANTE NOS CINEMAS

QUEM É A MODELO KYLIN KALANI, SUCESSO NAS REDES SOCIAIS (fotos)