SpingRV Notícias
SpingRV Notícias A notícia com a cara do povão
Carregando notícias...
Dólar: carregando...

MANCHETE SPINGRV

CURIOSIDADE: EXPLOSÃO NO PAÍOL DA MARINHA EM 1995 CAUSOU PÂNICO NO RIO DE JANEIRO

Instabilidade da pólvora provocou incêndio em cadeia na Ilha do Boqueirão; mais de 40 pessoas ficaram feridas

Foto: reprodução

Explosões sacudiram o Rio em julho de 1995 após acidente em depósito de munições da Marinha; fogo só foi controlado no dia seguinte.

Em 16 de julho de 1995, uma explosão de grandes proporções atingiu um paiol da Marinha do Brasil, localizado na Ilha do Boqueirão, na cidade do Rio de Janeiro. O incidente deixou aproximadamente 40 pessoas feridas e causou pânico entre moradores de diversos bairros, já que as explosões puderam ser vistas e ouvidas de vários pontos da capital fluminense.

Segundo o laudo oficial, a tragédia foi causada pela instabilidade química da pólvora armazenada no local, que entrou em combustão espontânea, desencadeando uma reação em cadeia. Ainda de acordo com o então ministro da Marinha, amostras de pólvora que haviam sido retiradas de munições para avaliação foram as responsáveis diretas pela deflagração do incêndio.

Mas, na época, chegou-se a veicular a falsa informação de que um balão teria causado o acidente, oque depois foi desmentido pelas investigações.

O fogo de grandes proporções levou horas para ser controlado e só foi completamente extinto no dia seguinte. Apesar da intensidade das explosões, que causaram danos materiais como vidros quebrados e rachaduras em prédios nas redondezas, o ministro declarou que não houve risco para a população civil e que o impacto ambiental foi considerado mínimo.

Foto: Capa do Jornal O Globo - 17/07/1995


O episódio marcou a história recente da cidade, levantando questionamentos sobre os protocolos de segurança no armazenamento de materiais explosivos em áreas urbanas.

Compartilhar matéria

Últimas sobre este tema

Comentários