JULHO REGISTRA QUEDA EXPRESSIVA DA VIOLÊNCIA EM NITERÓI, SEGUNDO DADOS OFICIAIS
Dados do ISP mostram que Niterói e Maricá alcançaram metas estratégicas de segurança pública pela primeira vez em 2025
Violência em queda: Niterói registra redução de até 55% na letalidade violenta e melhora nos principais indicadores de segurança.
O mês de julho de 2025 trouxe resultados animadores para a segurança pública em Niterói. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), acessados pela plataforma ISP Geo, a cidade apresentou queda significativa nos principais indicadores de violência quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Pela primeira vez neste ano, a 12ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP 12) — que engloba os municípios de Niterói e Maricá — alcançou simultaneamente todas as metas dos quatro indicadores estratégicos do ISP: letalidade violenta, roubo de veículos, roubos de rua e roubo de carga.
Segundo levantamento do 12º Batalhão da Polícia Militar, comandado pelo coronel Leonardo de Oliveira, os dados de Niterói no mês de julho são os seguintes:
-
Letalidade violenta: redução de 55%
-
Roubo de veículos: queda de 19%, com 17 casos registrados
-
Roubos de rua: queda de 27%, totalizando 70 ocorrências
-
Roubo de carga: apenas 1 caso, com a meta atingida
Já no panorama geral da AISP 12, que inclui Maricá, os números também foram positivos:
-
Letalidade violenta: queda de 58%
-
Roubo de veículos: redução de 8%
-
Roubos de rua: redução de 26%
-
Roubo de carga: meta cumprida
O comandante do 12º BPM atribui os avanços à integração entre diferentes forças de segurança, uso de tecnologia e inteligência estratégica.
“Estamos trabalhando com total integração com as demais forças de segurança que atuam no município", declarou o coronel Leonardo de Oliveira.
"Fazemos reuniões semanais para identificar rapidamente as prioridades do município e aplicar nossos recursos com mais eficácia na redução dos crimes.”
Além da cooperação com delegacias da Polícia Civil, o batalhão atua junto à Guarda Municipal e à Operação Segurança Presente. O policiamento ostensivo foi reforçado em áreas estratégicas, com uso de monitoramento eletrônico e equipes veladas, voltadas à repressão qualificada e prisão de criminosos reincidentes e membros de quadrilhas especializadas.
O coronel também destacou a importância da tecnologia e do diálogo com a população:
“A tecnologia e a comunicação aberta com a população têm sido fatores fundamentais para o nosso planejamento operacional”, afirmou.
Após um primeiro trimestre de 2025 com altos índices de criminalidade, o mês de julho representou uma virada na curva de roubos de rua, refletindo a eficácia das medidas implementadas. O 12º BPM reforça que continuará atuando com base em dados atualizados e nas demandas da população, para manter a tendência de queda dos índices de violência em Niterói e Maricá.
Comentários