UPA DE COSTA BARROS SEGUE FECHADA APÓS INVASÃO DE CRIMINOSOS

Secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, diz que unidade só reabre com segurança garantida

Foto: reprodução

UPA de Costa Barros segue fechada após invasão criminosa; reabertura depende de segurança, afirma Daniel Soranz.

A UPA de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, permanece fechada desde a manhã de terça-feira (30), quando criminosos armados invadiram a unidade em busca de supostos rivais. Durante a ação, dois pacientes foram agredidos e levados à força. No momento do ataque, havia 11 pessoas internadas, que precisaram ser transferidas para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari.

Funcionários relataram que foram ameaçados, e muitos pediram transferência após o episódio. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que não há previsão para a retomada dos atendimentos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a reabertura só acontecerá quando a segurança estiver totalmente restabelecida.

A Polícia Militar informou que não foi acionada durante a invasão e que tomou conhecimento do caso apenas após a divulgação na imprensa, reforçando o policiamento no entorno da unidade. Já a Polícia Civil investiga a participação de facções criminosas e possíveis irregularidades no transporte de pacientes para a UPA.

O caso gerou atrito entre Soranz e o secretário estadual de Segurança, Victor Santos, que acusou o titular da Saúde municipal de exagerar nas informações sobre a violência em unidades de atendimento. Enquanto isso, moradores de Costa Barros protestaram pela reabertura da unidade, cobrando a volta dos atendimentos básicos de saúde.


Comentários

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas