POLÍCIA DIZ QUE IMPEDIU ATAQUE DO CV A COMUNIDADES DO FONSECA, EM NITERÓI
Ação ocorreu durante operação no Zumbi, em São Gonçalo, após ataques a policiais militares
| Foto: divulgação / PMERJ |
Operação do 1º BPM frustrou ataque do Comando Vermelho ao Fonseca, resultando em confronto, um criminoso morto, outro preso e apreensão de fuzis.
Policiais do 1º BPM afirmam ter impedido um ataque planejado por criminosos do Comando Vermelho (CV) contra comunidades do Fonseca, em Niterói, durante uma operação realizada neste domingo (21) na comunidade do Zumbi, em São Gonçalo. A ação foi desencadeada após dois ataques armados contra policiais militares e terminou com um criminoso morto, outro preso e a apreensão de quatro fuzis, além de drogas.
Segundo a Polícia Militar, equipes do 1º BPM (Venda da Cruz) reforçavam o policiamento no bairro Engenho Pequeno quando passaram a ser alvos de disparos de fuzil efetuados por traficantes. Houve confronto imediato e, mesmo diante da inferioridade numérica e bélica, os policiais avançaram sobre a área, interrompendo a movimentação dos criminosos.
Informações de inteligência apontaram que integrantes do Comando Vermelho estavam reunidos na comunidade do Zumbi com o objetivo de executar ataques coordenados contra áreas do Fonseca. A região é considerada estratégica e vive um cenário de instabilidade desde novembro, quando a disputa territorial entre o CV e o Terceiro Comando Puro (TCP), teria começado.
Com a intervenção da PM, o ataque foi interrompido antes de ser colocado em prática, evitando uma nova escalada da violência em Niterói. Nas últimas semanas, prisões de integrantes das duas facções foram registradas em comunidades do Fonseca, o que, de acordo com investigadores, elevou a tensão e motivou tentativas de retomada territorial.
Após a troca de tiros, um dos suspeitos foi encontrado ferido. A Polícia Militar informou que, ao tentarem se aproximar para prestar socorro, os agentes voltaram a ser alvo de disparos, o que inviabilizou o atendimento imediato. O criminoso não resistiu aos ferimentos. Outro suspeito foi preso durante a operação.
A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DH-NSG) foi acionada, mas não houve deslocamento imediato devido à instabilidade da área, considerada de alto risco, sendo necessário o desfazimento do local. As investigações ficaram a cargo da especializada.
No balanço final, a Polícia Militar apreendeu quatro fuzis e material entorpecente, ainda em fase de contabilização. Para as forças de segurança, a operação desarticulou uma ofensiva do Comando Vermelho, impactou diretamente a capacidade operacional da facção em São Gonçalo e impediu um ataque iminente ao Fonseca, região já marcada por confrontos, prisões e disputa aberta entre facções criminosas.