MORRE EMPRESARIO CONSTANTINO JÚNIOR, FUNDADOR DA GOL, AOS 57 ANOS
Empresário, foi um dos principais nomes da aviação brasileira e criou a primeira grande companhia aérea de baixo custo do país
![]() |
| Foto: Reprodução |
Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, morreu neste sábado (24), aos 57 anos, em decorrência de um câncer. A informação foi confirmada pela própria companhia aérea.
Responsável por revolucionar o setor de aviação comercial no Brasil, Constantino fundou a GOL em 2001 com a proposta de oferecer passagens mais acessíveis, inspirado no modelo de companhias low cost internacionais. Ele assumiu a função de primeiro CEO da empresa, cargo que ocupou por mais de uma década, até 2012.
Em 2004, passou a integrar o Conselho de Administração da companhia, posição que manteve até o falecimento. Ao longo dos anos, seu nome ficou diretamente associado à consolidação da GOL como uma das maiores companhias aéreas do país e à modernização do transporte aéreo nacional.
Em nota oficial, a GOL lamentou profundamente a morte de seu fundador e destacou o legado deixado por Constantino Júnior. A empresa ressaltou sua visão estratégica, seu estilo de liderança próximo e humano e a influência duradoura de seus princípios na cultura corporativa da companhia.
Antes de criar a GOL, o empresário atuou como diretor da Comporte Participações entre 1994 e 2000, grupo tradicional do setor de transporte terrestre de passageiros no Brasil.
Além da trajetória na aviação nacional, Constantino Júnior também foi presidente-executivo e um dos fundadores do Grupo Abra, holding internacional do setor aéreo que reúne empresas como a Avianca, a GOL e a espanhola Wamos Air. A atuação no grupo ampliou sua influência no mercado aéreo global e reforçou seu papel como um dos principais executivos do setor.
