PROFISSIONAIS DA SAÚDE COBRAM PAGAMENTO DE SALÁRIOS EM NITERÓI

Foto: reprodução



Profissionais da saúde e agentes comunitários realizaram na última semana uma série de paralisações para cobrarem um posicionamento da prefeitura diante das reivindicações realizadas por estas categorias. De acordo com a Associação dos Servidores da Saúde de Niterói (ASSN), o impasse envolvendo esta negociação piorou após o cancelamento de uma reunião que estava marcada com representantes do poder municipal. Por esse motivo, a entidade protocolou junto ao gabinete do prefeito Axel Grael um documento que detalha os problemas enfrentados pelos profissionais.


Além disso, a ASSN solicitou audiência com o chefe do executivo para discutir a situação da saúde no município, para desta forma detalhar pontos sobre a tabela salarial, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, o Sistema Único de Saúde (SUS)e a elaboração de concurso público. A entidade também notificou o secretário de saúde, Rodrigo Oliveira, com o mesmo objetivo.


Segundo o presidente da ASSN, César Braga Macedo, o conteúdo do texto destaca ainda a forma precarizada de vínculo de trabalho, com a mudança do temporário ‘Contrato Covid’ para o regime de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). Profissionais que migraram de modalidade reclamam que estão sem receber, por erro no repasse de informações.


— O processo de precarização é muito grave. Como eles (prefeitura) fracionaram os trabalhadores em diversos tipos de contrato, fica mais complexa a questão da transparência. E como os contratos estão terminando, e são muitos ao mesmo tempo, os trabalhadores resolveram se mobilizar. Vamos continuar em estado de mobilização— explica.


Sobre os agentes comunitários de saúde, César destaca que a categoria está em movimento pela imediata implantação do piso de dois salários mínimos, pois o município já teria recebido o dinheiro remetido pela União Federal desde o final de junho de 2022. Ainda de acordo com o presidente da associação, a PEC 9/2022 foi aprovada em maio pelo Senado. Portanto, a prefeitura de Niterói deveria ter feito o pagamento dos meses de maio (proporcional), junho e julho, no início de agosto.



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz lamentar o ocorrido e reconhece o empenho dos profissionais de saúde que atuaram pelo contrato Covid-19. Em relação aos valores atrasados, a pasta afirma que as rescisões contratuais serão pagas até a próxima terça-feira (30) e os salários até o final da próxima semana. A SMS esclarece ainda que houve a necessidade de revisão do processo administrativo.


Sobre os agentes comunitários de saúde, a SMS informa que cerca de 30% dos funcionários aderiram ao movimento. Não houve prejuízo no atendimento à população. Em relação ao reajuste salarial, após a aprovação da emenda foi aberto um processo para o ajustar o valor e assim que o trâmite for finalizado, o pagamento será efetuado de forma retroativa. A Secretaria reforça que apoia e mantém o diálogo aberto com a categoria, considera o reajuste do piso salarial uma grande conquista e está empenhada para a finalização do processo.

*Com informações de: O Globo 
Compartilhar matéria

Últimas sobre este tema

Postagens mais visitadas deste blog

ARAÇATUBA É ELEITA MELHOR EMPRESA DE ÔNIBUS DO CONSÓRCIO TRANSNIT EM VOTAÇÃO POPULAR. BRASÍLIA APARECE EM SEGUNDO.

DISCUSSÃO ENTRE VIZINHOS TERMINA EM TIROS EM GRAMACHO, EM DUQUE DE CAXIAS

FAMILIA PROCURA CÃOZINHO DESAPARECIDO E OFERECE RECOMPENSA PARA QUEM ENCONTRAR

CORPO É ENCONTRADO EM PRAIA DE MARICÁ E PODE TER LIGAÇÃO COM PESCADORES DESAPARECIDOS

ÁUDIO DIVULGADO POR ANTHONY GAROTINHO EXPÕE SUSPEITA DE DIÁLOGO ENTRE CAPITÃO DA PM E TRÁFICO EM BELFORD ROXO

QUEM É A MODELO KYLIN KALANI, SUCESSO NAS REDES SOCIAIS (fotos)

CRISE NA REDETV! GERA DEMISSÕES EM MASSA E AMEAÇA GRADE DE PROGRAMAÇÃO

ASSASSINATO DE CÍNTIA BARCELOS PERES SEGUE SEM RESPOSTAS APÓS 1 MÊS DE INVESTIGAÇÕES

TRAFICANTE COM 15 MANDADOS EM ABERTO É PRESO NO FONSECA, EM NITERÓI

OS 10 BAIRROS MAIS PERIGOSOS DE SÃO GONÇALO, SEGUNDO A IMPRENSA LOCAL