Pular para o conteúdo principal

MANCHETE SPINGRV

Fiéis Celebram o Dia de Zé Pelintra com Cantos e Oferendas na Lapa

Tradição movimenta o Santuário Nacional da entidade no Rio de Janeiro, símbolo da malandragem, proteção e justiça nas ruas Foto: Mayra Castro | Reprodução Centenas se reuniram na Lapa nesta segunda (7) para homenagear Zé Pelintra, entidade cultuada em religiões afro-brasileiras e símbolo de proteção nas ruas. Nesta segunda-feira, 7 de julho, centenas de devotos se reuniram no tradicional bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, para celebrar o Dia de Zé Pelintra , figura emblemática das religiões afro-brasileiras e presença constante na cultura popular de ruas, bares, mercados e pontos de jogo do Brasil. A movimentação se concentrou no Santuário Nacional de Zé Pelintra , que fica na própria Lapa — reduto boêmio e espiritual da cidade. Os fiéis chegaram cedo, levando flores, charutos, bebidas e outros itens de oferenda, enquanto entoavam pontos cantados em homenagem à entidade. A celebração, marcada por emoção e respeito, rendeu homenagens a quem é visto como protetor daqueles que vivem e tra...

PREFEITURA DE NITERÓI RESTRINGE LAZER NO CAMINHO NIEMEYER E GERA INSATISFAÇÃO ENTRE MORADORES

Com poucos dias para o lazer no Caminho Niemeyer, a prefeitura decidiu utilizar o local para shows, festivais e desfiles de carnaval



Foto: Reprodução - A prefeitura de Niterói, restringiu os dias de lazer em espaço publico, sem uma explicação plausível.


O Caminho Niemeyer, que por anos foi um espaço público valorizado pelos moradores do Centro de Niterói e arredores para lazer e atividades ao ar livre, sofreu restrições severas pela Prefeitura de Niterói. Conhecido por ser um ponto onde crianças, jovens e adultos andavam de bicicleta, skate, patins, e se reuniam para encontros informais, o local agora estará aberto para atividades recreativas apenas aos sábados e domingos.

Essa decisão repentina da prefeitura gerou surpresa e indignação entre os frequentadores do espaço. Sem fornecer explicações plausíveis, o município resolveu limitar o uso durante a semana, deixando muitas pessoas sem acesso a uma das poucas opções de lazer no Centro. A pergunta que ecoa entre os moradores é: por que fechar um espaço público tão utilizado para práticas saudáveis e convivência?

Ao que parece, a prioridade da prefeitura agora é realizar shows e festivais no Caminho Niemeyer, em vez de manter o espaço aberto para o lazer da população, especialmente de crianças e jovens que já têm poucas alternativas de espaços seguros e acessíveis para atividades esportivas. A falta de transparência sobre os motivos dessa mudança só aumenta a frustração da comunidade.
Caminho Niemeyer, parecia um lugar mais seguro para o lazer, uma vez que o centro da cidade está tomado de moradores de rua e "cracudos", e já no Caminho Niemeyer, havia a presença de Guardas Municipais, e iluminação adequada.


SpingRV Notícias – Cobertura de Niterói, São Gonçalo e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Comentários

🔔 Fique por dentro das notícias!

Receba as últimas atualizações direto no seu WhatsApp.

👉 Entre no nosso canal agora!
Carregando notícias...

Niterói

Carregando postagens...

São Gonçalo

Carregando postagens...

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas