Moradores denunciam imposição do Comando Vermelho, que criou sua própria cooperativa e ameaça motoristas de app. Empresas se manifestam sobre o caso.
![]() |
Foto: reprodução / redes sociais |
Moradores dos bairros São Mateus e Tomazinho, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, denunciaram que a facção criminosa Comando Vermelho (CV) impôs a proibição da circulação de carros de aplicativo na região. Segundo relatos, criminosos espalharam pichações nos muros das comunidades anunciando a restrição e ameaçam motoristas que desrespeitarem a ordem.
Além disso, os moradores afirmam que a facção criou sua própria cooperativa de carros e motos, permitindo apenas a circulação de veículos controlados pelo grupo criminoso.
Em resposta, a Polícia Militar afirmou, por meio de nota, que atua ostensivamente na região, mas que esse tipo de crime ocorre de forma velada, reforçando a importância das denúncias da população.
A Uber, também em nota, lamentou a situação e informou que, para aumentar a segurança de motoristas e usuários, pode bloquear solicitações de viagem em áreas com altos índices de criminalidade. A plataforma explicou que, em locais considerados de maior risco, os usuários precisam fornecer detalhes adicionais de identificação para concluir uma solicitação de corrida.
Já a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que representa a 99, declarou que tem acompanhado relatos de restrições a veículos de aplicativo no Rio de Janeiro e defende que o poder público atue para garantir a liberdade de escolha da população e o direito de ir e vir.
Comentários