Bolsonaro é alvo de nova operação da PF e usará usar tornozeleira eletrônica
Sede do Partido Liberal também foi alvo de buscas; PF aponta plano de fuga terrestre do ex-presidente
![]() |
Foto: reprodução |
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (18) contra Jair Bolsonaro, em operação autorizada pelo STF. A PF aponta plano de fuga.
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (18), dois mandados de busca e apreensão em Brasília, atingindo diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a sede nacional do Partido Liberal. A operação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), inclui também medidas cautelares diversas da prisão, como a provável imposição de uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente.
Segundo fontes da PF, há indícios de que Bolsonaro articulava um plano de fuga terrestre para escapar do país, já que seu passaporte está apreendido por ordem do STF, o que impede sua saída por vias aéreas. O jornalismo do Grupo Bandeirantes apurou que os agentes apreenderam celulares, documentos e um computador na casa do ex-presidente. As buscas na sede do Partido Liberal, também em Brasília, seguem em andamento.
O deputado federal Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, confirmou a operação e relatou que Bolsonaro foi surpreendido pela ação da PF. Para Cavalcante, a operação seria uma resposta política às medidas econômicas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, como o tarifaço de 50% anunciado recentemente por Donald Trump.
A defesa de Jair Bolsonaro afirmou que recebeu “com surpresa e indignação” a imposição das medidas e declarou que o ex-presidente tem colaborado com todas as determinações judiciais. “A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial”, pontuou em nota.
Já o Partido Liberal emitiu comunicado nas redes sociais manifestando repúdio à operação, alegando que Bolsonaro sempre esteve à disposição das autoridades e que a ação é desproporcional.
Fontes ligadas à investigação revelaram que, além do plano de fuga, também são investigadas manifestações recentes de Eduardo Bolsonaro que, segundo a PF, indicam tentativas de descredibilizar as instituições brasileiras, possivelmente preparando terreno para uma tentativa de asilo político do pai.
A operação ocorre no âmbito da PET n.º 14129 e, até o momento, a Polícia Federal confirmou oficialmente apenas o cumprimento dos mandados e das medidas cautelares determinadas pelo STF.
Comentários