SpingRV Notícias A notícia com a cara do povão

NOVO SISTEMA DE BLOQUEIO DE CELULAR, INTERNET E DRONES SERÁ INSTALADO EM PRESÍDIOS DO RIO

Tecnologia busca cortar comunicação ilegal de presos com o mundo externo

Foto: Google Maps


Um novo sistema de bloqueio de sinais de celular, internet e drones será implantado nas unidades prisionais do Rio de Janeiro. A medida, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (2), foi contratada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e tem como objetivo reduzir a comunicação ilegal entre presos e integrantes do crime organizado fora dos muros das cadeias.

A empresa IMC Tecnologia venceu a licitação, que foi dividida em cinco lotes regionais e contou com a participação de seis concorrentes. Pelo contrato, a companhia terá até 10 dias úteis para dar início aos trabalhos, e cada instalação deverá ser concluída em até 45 dias por unidade prisional. Caso haja três instalações em paralelo, o prazo poderá se estender para 60 dias.

A implantação ocorrerá de forma gradual, de acordo com a previsão orçamentária e a estratégia definida pela Seap. O sistema utilizará jammers de última geração e antenas posicionadas em pontos estratégicos, criando uma espécie de redoma que bloqueia sinais somente dentro do perímetro das unidades prisionais.

A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel, destacou que a tecnologia foi escolhida justamente para evitar impactos em áreas vizinhas. “Ao contrário do que acontece em outros estados, no Rio de Janeiro o complexo prisional fica em área urbana, próximo a residências cujos moradores, obviamente, não podem ser afetados pelo bloqueio de sinal. Fomos atrás do que há de mais moderno, garantindo que a interferência ocorra apenas dentro das unidades prisionais”, afirmou.

A expectativa do governo é que o novo sistema represente um avanço no combate à comunicação clandestina que, historicamente, alimenta o comando de facções criminosas a partir dos presídios.


Comentários

Postagens mais visitadas