CURIOSIDADE: HÁ EXATOS 27 ANOS, O "M" DA MANCHETE SOBREVOAVA PELA ULTIMA VEZ SOMBOLICAMENTE O BRASIL, E A EMISSORA SAIA DO AR DEIXANDO UM BURACO NO CORAÇÃO DOS BRASILEIROS

ABERTURAS E ENCERRAMENTOS MARCARAM GERAÇÕES E VIRARAM SÍMBOLOS DA TELEVISÃO BRASILEIRA NOS ANOS 70, 80 E 90

Até o início da década de 1990, era comum que grandes emissoras de televisão do Brasil encerrassem oficialmente sua programação durante a madrugada. A prática marcou gerações e deixou vinhetas históricas na memória dos brasileiros.

27 ANOS SEM A REDE MANCCHETE


O fechamento das emissoras acontecia principalmente por questões técnicas. Nas décadas de 1970 e 1980, muitos transmissores de televisão ainda utilizavam tecnologia valvulada ou sistemas mistos, que exigiam manutenção constante e períodos de desligamento.

Com a chegada dos transmissores transistorizados, mais modernos e estáveis, as emissoras começaram gradualmente a abandonar o hábito de “sair do ar”. Aos poucos, a programação passou a ocupar também as madrugadas, muitas vezes com reprises, programas independentes, televendas e horários arrendados.

Entre todas as emissoras da época, a extinta Rede Manchete ficou marcada por uma das aberturas e encerramentos mais lembrados da televisão brasileira.

Segundo fãs e telespectadores da época, a vinheta mostrava o famoso “M” da emissora sobrevoando as cinco capitais onde a rede mantinha sedes quando foi inaugurada. No encerramento, o símbolo pousava sobre o edifício central da emissora, no Rio de Janeiro.

A sequência se tornou tão emblemática que permaneceu praticamente intacta durante toda a trajetória da Manchete.

De forma simbólica, muitos admiradores da emissora recordam que, no dia 10 de maio de 1999, o “M” da Manchete sobrevoou o Brasil pela última vez antes do fim definitivo da emissora, encerrando a história de uma das TVs mais cultuadas do país.

Já a Band também deixou sua marca nas madrugadas da televisão brasileira. O encerramento da emissora exibia imagens dos bastidores do canal enquanto uma canção tocava ao fundo com o verso:

“Nós queremos você sempre aqui...”

O encerramento transmitia um tom acolhedor e nostálgico, tornando-se inesquecível para muitos telespectadores.

O SBT, por sua vez, utilizava uma vinheta que mostrava um satélite enviando o sinal da emissora para diversas regiões do Brasil. Em seguida, a logomarca do canal aparecia sobre o mapa do país, simbolizando a expansão da rede pelo território nacional.

Essas aberturas e encerramentos acabaram se transformando em parte da memória afetiva da televisão brasileira, em uma época em que a TV ainda tinha horário para começar — e também para terminar.

Receba notícias de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro no Google Notícias

Seguir SpingRV no Google Notícias
Compartilhar matéria

Últimas sobre este tema

OUTRAS NOTÍCIAS

Carregando...

MAIS LIDAS DA SEMANA

PONTE RIO-NITERÓI: EMPRESA QUE ADMINISTRA PONTE, DIZ QUE PILAR QUE APARECE NAS IMAGENS NÃO APRESENTA RISCOS AOS MOTORITAS

TENENTE JARDIM, SÃO GONÇALO: ENXAME DE ABELHAS QUE VINHA ATACANDO MORADORES NO PONTO DO ÔNIBUS EM FRENTE AO BRIZOLÃO É RETIRADO

SÃO GONÇALO: JUSTIÇA DERRUBA MAIS DE 3 MIL CARGOS CRIADOS PELA PREFEITURA E EXPÕE INCHAÇO DA MÁQUINA PÚBLICA

ILHA DA CONCEIÇÃO, NITERÓI: IMAGEM DE APARECIDA FOI REJEITADA NO MORRO DO MIC HÁ 20 ANOS; HOJE A REFLEXÃO É OUTRA

TENENTE JARDIM: VAZAMENTO EM REDE DESPERDIÇA ÁGUA POTÁVEL E PODE AFETAR ABASTECIMENTO NO BAIRRO

RIO DE JANEIRO: FACÇÕES CRIMINOSAS LEVAM DISPUTA POR TERRITÓRIOS PARA O CAMPO TECNOLÓGICO

PONTE RIO-NITERÓI: VÍDEO MOSTRA PILAR COM CORROSÃO E BURACO, E IMAGENS GERAM PREOCUPAÇÃO

RIO DE JANEIRO: BALOEIROS COMEMORAM APÓS BALÃO ESCAPAR DE APREENSÃO DURANTE AÇÃO POLICIAL

RIO DE JANEIRO: SILÊNCIO DA GRANDE IMPRENSA SOBRE POSSÍVEL PROBLEMA NA PONTE RIO-NITERÓI LEVANTA QUESTIONAMENTOS

CINEBIOGRAFIA DE NEY MATOGROSSO, HOMEM COM H, TEM ESTREIA IMPACTANTE NOS CINEMAS