NITERÓI: FIM DO DINHEIRO NOS ÔNIBUS PODE MUDAR A ROTINA DE MILHARES DE PASSAGEIROS

 PROPOSTA VOLTA AO DEBATE E PREVÊ PAGAMENTO APENAS POR MEIOS ELETRÔNICOS

Uma mudança que pode afetar diretamente milhares de usuários do transporte público voltou a ser discutida em Niterói. A proposta prevê o fim do pagamento em dinheiro dentro dos ônibus municipais.

Foto: SpingRV Notícias


A possibilidade de extinguir o uso de dinheiro em espécie nos ônibus de Niterói voltou ao centro das discussões e pode provocar uma grande mudança na rotina dos passageiros que utilizam diariamente o transporte coletivo na cidade.

A proposta vem sendo defendida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Passageiros de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac), que argumenta que a medida pode aumentar a segurança de motoristas, cobradores e usuários, além de modernizar o sistema de transporte público.

Caso a mudança avance, os pagamentos passariam a ser realizados exclusivamente por meios eletrônicos, como cartões de transporte, cartões bancários por aproximação, PIX e outros sistemas digitais. A proposta segue o modelo que já está sendo implantado na cidade do Rio de Janeiro.

Os defensores da medida afirmam que a retirada do dinheiro dos coletivos pode reduzir o risco de assaltos e diminuir a circulação de valores dentro dos ônibus, aumentando a segurança dos trabalhadores e passageiros.

Por outro lado, a possibilidade também levanta preocupações. Parte da população ainda depende do pagamento em espécie para utilizar o transporte público, especialmente idosos, pessoas sem acesso a contas bancárias ou que não utilizam meios digitais regularmente. Segundo a Prefeitura de Niterói, qualquer discussão sobre o tema deve considerar a inclusão desses usuários para evitar prejuízos à mobilidade da população.

A proposta ainda está em fase de debate e não há previsão para uma eventual implantação em Niterói. No entanto, o assunto já mobiliza passageiros, empresas e representantes do setor de transporte, já que uma mudança desse porte impactaria diretamente milhares de moradores que utilizam os ônibus diariamente.

Se aprovada no futuro, a medida poderá representar uma das maiores transformações no sistema de transporte público de Niterói nos últimos anos.

Receba notícias de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro no Google Notícias

Seguir SpingRV no Google Notícias
Compartilhar matéria

Últimas sobre este tema

OUTRAS NOTÍCIAS

Carregando...