Pular para o conteúdo principal

RÁDIO EDUCADORA FLUMINENSE

🌐 - 𝗠𝗔𝗡𝗖𝗛𝗘𝗧𝗘 𝗘𝗠 𝗗𝗘𝗦𝗧𝗔𝗤𝗨𝗘

ÁGUA DO MAR INVADE RUAS EM ITAIPUAÇU, MARICÁ

Ressaca: As águas invadiram as ruas de Itaipuaçu, devido as fortes ondas, vindas do mar.  Foto: reprodução / redes sociais A ressaca que atinge o litoral do Estado do Rio desde a manhã desta quinta-feira, 16, e provocou a invasão das águas em ruas de Itaipuaçu, em Maricá, na Região dos Lagos. A força das ondas arrastou caçambas de lixo e assustou quem passava pela orla. Nas redes sociais, moradores postaram vídeos mostrando trechos de vias com água e outros em que foram formadas "cachoeiras". O asfalto ficou coberto de areia. Segundo a Marinha do Brasil, a ressaca no litoral, fluminense, deverá permanecer até o próximo sábado, 18. O corpo de bombeiros, alerta para que as pessoas não se aproximem do mar durante este período.

A EXATOS 60 ANOS ATRÁS NITERÓI CHORAVA PELA MAIOR TRAGÉDIA EM AMBIENTE FECHADO NO MUNDO - O INCÊNDIO NO GRAN CIRCUS NORTE-AMERICANO MATOU MAIS DE 500 PESSOAS

O DIA EM QUE NITERÓI CHOROU A MORTE DE MAIS DE 500 PESSOAS; A MAIORIA CRIANÇAS 


No dia 17 de Dezembro de 1961, a cidade de Niterói, e o mundo ficaram assombrados com a maior tragédia em ambiente fechado do mundo.

O incêndio no Gran Circos Norte - Americano, aconteceu na cidade de Niterói, e é uma tragédia que continua viva na mente de muitas pessoas.

Os mais jovens quando passam pela praça dos Combatentes, no centro de Niterói, podem não saber que naquele local, morreram 503 pessoas; a maioria, crianças.

E 800 pessoas ficaram feridas.

O Gran Circus Norte -americano, em seus anúncios dizia ser o maior e mais completo circo da América latina. O circo contava com cerca de 60 artistas, 20 empregados, e 150 animais. O dono do circo, Danilo Stevanovich, havia comprado uma lona nova, que pesava seis toneladas, e seria de náilon - detalhe que fazia parte da propaganda do circo. Mas este material era altamente inflamável. O Norte-Americano chegou a Niterói uma semana antes da estreia e instalou-se na praça Expedicionário, na avenida Feliciano Sodré, centro da cidade.

Recentemente uma rede de supermercado atacadista abriu uma nova loja de frente para o local onde a tragédia aconteceu. Apenas para que as pessoas possam se situar e saber exatamente onde era o local.

A montagem do circo demandava tempo e muita mão de obra. Danilo, dono do circo, contratou cerca de 50 trabalhadores avulsos para a montagem do circo. Um deles, Adílson Marcelino Alves, o “Dequinha”, tinha antecedentes por furto e apresentava problemas mentais. Trabalhou dois dias e foi demitido por Danilo Stevanovich. O motivo da demissão era que Dequinha era muito atrapalhado. Dequinha ficou inconformado com a demissão, e passou a ficar rondando as imediações do circo.

Na estreia, 15 de dezembro de 1961, o circo estava tão cheio, que Danilo Stevanovich mandou suspender a venda de ingressos, para frustração de muitos. Nessa noite, Dequinha tentou entrar no circo sem pagar o ingresso, mas foi visto e expulso do local pelo tratador de elefantes, Edmílson Juvêncio.

No dia seguinte, 16 de dezembro, sábado, Dequinha continuava a perambular pelo circo e começou a provocar o arrumador Maciel Felizardo, que era constantemente acusado de ser culpado da demissão de Dequinha. Seguiu-se uma discussão e Felizardo deu uns tapas em Dequinha, que reagiu e jurou  se vingar gritando que eles iriam pagar caro, e que aquilo não ficaria assim.

Na tarde de 17 de dezembro de 1961, Dequinha se reuniu com José dos Santos, o "Pardal", e Walter Rosa dos Santos, o “Bigode”, com o plano de pôr fogo no circo. Eles se encontraram num local denominado Ponto de Cem Réis, na divisa do bairro Fonseca com o centro, e decidiram pôr em prática o plano de vingança. Um dos comparsas de Dequinha, responsável pela compra da gasolina, advertiu Dequinha dizendo que o circo estava muito lotado, e que poderia haver muitas mortes. Porém, Dequinha estava irredutível: queria vingança e dizia que Stevanovich tinha uma grande dívida com ele.

Com três mil pessoas na plateia, ás 15:45 da tarde, quando faltavam 20 minutos para o espetáculo acabar, e a trapezista Nena (Antonietta Stevanovich, irmã de Danilo) que estava terminando sua apresentação gritou dando o alerta de fogo. Como ela estava em cima do trapézio, foi a primeira a avistar as chamas subindo pela lona. Em pouco mais de cinco minutos, o circo foi completamente devorado pelas chamas. 372 pessoas morreram na mesma hora e, aos poucos, vários feridos morriam, chegando a mais de 500 mortes, das quais 70 % eram crianças. O numero de mortes não foi maior, porque a elefanta Sema ao notar o perigo, conseguiu fugir de sua jaula, e com sua força, arrebentou parte da lona, abrindo caminho a um maior número de pessoas a fugir. A lona, que chegou a ser anunciada como sendo de náilon, era, na verdade, feita de tecido de algodão revestido de parafina, um material altamente inflamável.

Por coincidência, naquele dia, a classe médica do estado do Rio de Janeiro estava em greve. O Hospital Antônio Pedro, o maior de Niterói, estava fechado. A população arrombou a porta e, os médicos em greve foram sendo convocados através da rádio, pelos soldados do exército, os quais compareceram ao hospital de imediato. Médicos de clínicas particulares também foram atender no hospital como voluntários. Em todos os cinemas e teatros de Niterói, Rio de Janeiro e outras cidades vizinhas interromperam seus espetáculos para perguntar se haveria médicos entre o público, tal foi a dimensão da catástrofe. Todos os padres de Niterói e São Gonçalo também foram convocados de emergência, para darem a unção dos enfermos (antes chamada extrema-unção) às vitimas que já se sabia que não tinham qualquer hipótese de sobrevivência. Nos dias seguintes, várias personalidades da elite fluminense e, brasileira no geral, deslocaram-se à Niterói para prestar o máximo de apoio e auxílio às vitimas. Dentre essas personalidades, destaca-se o então presidente, João Goulart.
Conta -se que elefantes que conseguiram escapar queimados do fogo, ficaram em pé se balançando de um lado para o outro por causa das dores.
Pais que conseguiram fugir, gritavam desesperados por seus filhos que ficaram no meio das chamas.


As agências funerárias não tinham mais caixões, e não havia tempo para repor o estoque tal era elevado o número de caixões que eram necessários, para enterrar as vítimas fatais. O Estádio Caio Martins foi transformado numa oficina provisória para a construção rápida de caixões, com carpinteiros da região que passaram a trabalhar dia e noite. Os cemitérios municipais de Niterói logo ficaram lotados; assim, uma fazenda no município de São Gonçalo, vizinho de Niterói, foi usada de urgência como cemitério para enterrar os corpos restantes. Essa fazenda, onde os corpos foram colocados em caráter de emergência, é o local onde hoje encontra -se o cemitério São Miguel.


Com base no depoimento de funcionários do circo que acompanharam as ameaças de Dequinha, ele foi preso em 22 de dezembro de 1961. Os cúmplices Bigode e Pardal também foram presos.

Em 24 de outubro de 1962, Dequinha foi condenado a 16 anos de prisão e a mais 6 anos de internação em manicômio judiciário, como medida de segurança. Sete anos após ele fugiu da Penitenciária Vieira Ferreira Neto, em Niterói, e foi encontrado morto com 13 tiros no alto do morro Boa Vista, no Fonseca na mesma cidade. Bigode recebeu 16 anos de condenação, e mais 1 ano em colônia agrícola. Finalmente, Pardal foi condenado a 14 anos de prisão, e mais 2 anos em colônia agrícola.
Durante muitos anos, nenhum circo voltou a cidade de Niterói, e aquele clima de tristeza pairou durante a cidade por decadas. 

Dias antes de acontecer essa tragédia que até hoje é considera a maior em ambiente fechado do mundo, um homem chamado José Datrino, começou a plantar flores perto do local onde o incêndio aconteceria, e a falar coisas estranhas. Ele era um grande empresário.

Após o incêndio no circo, no mesmo ano; na véspera de natal, José Datrino acordou e disse que vozes do mundo astral haviam lhe dado o recado que ele deveria abandonar o mundo material  e passar a viver somente para o mundo espiritual. 
ele voltou ao local da tragédia e começou a plantar mais plantas transformando o local em um jardim. O jardim depois foi retirado dali e foi construída no local a policlínica do exercito. Porém, José Datrino, passou a andar pelas ruas do Rio de Janeiro, vestido com uma túnica branca,  e distribuindo rosas, e escreveu vários painéis no centro do Rio de Janeiro, nos pilares de pontes, onde pregava a paz, o amor, e pedia gentileza entre as pessoas. 
Por este motivo ele passou a ser conhecido como o "Profeta Gentileza'' 







Comentários

🌐 TODAS AS NOTÍCIAS DO MÊS (CLIQUE) 🌐

Mostrar mais

TV IPANEMA


A TV Ipanema é sua! Ela está no ar!

               
Baixe o aplicativo da TV Ipanema


⬇️ NOTICIAS MAIS LIDAS E COMENTADAS DA SEMANA ⬇️____________________________________________________

VEJA COMO ESTÁ O CARREFOUR DE NEVES HÁ POUCOS DIAS DO FECHAMENTO

Corredores vazias, poucos produtos, e poucos funcionários marcam a despedida do Carrefour de Neves. Foto: SpingRV Caixas fechados, corredores e prateleiras completamente vazios, e poucos clientes circulando dentro da loja, é o cenário encontrado dentro de uma dos maiores supermercados varejistas de Niterói e São Gonçalo. A notícia do fechamento do Carrefour de Neves, pegou muitos clientes de surpresa no início deste mês. Mesmo não sendo um dos supermercados com um preço agradável, o Carrefour de Neves, tinha em seu interior, farmácias, restaurante, lojas de fast food, venda de eletro-eletrônicos, e é uma loja bastante grande, oque atraia a presença das pessoas.  Uma estratégia do grupo Carrefour, é o motivo pelo fechamento da loja, que estará mudando de bandeira, e passando a ser uma loja da rede ATACADÃO. A rede Atacadão, também faz parte do grupo Carrefour, e os executivos, decidiram fazer com que a loja de Neves, deixasse o setor varejista para vender no atacado. O que é um seguimen

MORRE NO RIO DE JANEIRO, O RADIALISTA "APOLINHO" DA SUPER RÁDIO TUPI

APOLINHO FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES RADIALISTAS DO BRASIL Foto: reprodução Morreu na noite desta quinta-feira,15, um dos maiores nomes do rádio brasileiro. Washington rodrigues, mais conhecido como "Apolinho", era comentarista e apresentador na Super Rádio Tupi. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde lutava contra um câncer. Washington Carlos Nunes Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1º de setembro de 1936. Revelou-se desde cedo um amante do futebol e sempre se orgulhou em dizer que organizava saídas da escola para frequentar o recém-inaugurado Maracanã. Na juventude, enquanto era bancário, tinha como hobby a prática do futebol de salão e, ainda de forma amadora, enviava boletins sobre a modalidade para a Rádio Guanabara, que o contrataria em um futuro não tão distante. O apelido Apolinho, num primeiro momento, foi dado para o seu microfone pelo locutor Celso Garcia, em alusão aos equipamentos usados pelos

TERREIRO DE CANDOMBLÉ EM SÃO GONÇALO DENUNCIA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA APÓS LIXO NÃO SER RECOLHIDO

Novo caso de intolerância religiosa em São Gonçalo Imagem: Rede Globo Fiéis de um terreiro de candomblé no bairro do Boaçu em São Gonçalo, Rio de Janeiro, utilizaram as redes sociais para denunciar um caso de intolerância religiosa que estaria ocorrendo no local. Segundo relatos, o lixo do terreiro não estava sendo recolhido adequadamente, levantando suspeitas de discriminação por parte dos funcionários da empresa responsável pela coleta de resíduos. Integrantes do terreiro afirmam que, apesar da limpeza ser realizada três vezes por semana, a calçada do templo frequentemente ficava semanas sem que o lixo fosse retirado. Em algumas ocasiões, a sujeira era recolhida, enquanto em outras não, e em um incidente particularmente alarmante, um vizinho testemunhou um funcionário colocando fogo na lixeira do local. "A rua ficava limpa e só o nosso terreiro com a lixeira ainda transbordando, o que era bem desagradável porque às vezes ficavam duas semanas seguidas ou mais e aquilo exalava um

HOMEM AGRIDE FUNCIONÁRIO DA LIMPEZA NO SUPERMERCADO GUANABARA COM TAPAS NA CARA, APÓS TER SIDO CHAMADO ATENÇÃO PELO MESMO

Homem agride funcionário da limpeza no Supermercado Guanabara após ter sido chamado atenção. Foto: Reprodução / redes sociais Um homem identificado até o momento apenas como Fernando é visto em um vídeo agredindo um funcionário terceirizado do Supermercado Guanabara. A loja aparentemente é a de Niterói. O agressor teria ido ao banheiro e molhado o chão logo após o funcionário da limpeza terminar de limpar o local. O funcionário chamou a atenção do cliente, que não gostou e partiu para a agressão, atingindo o trabalhador com tapas no rosto. Outros funcionários separaram a briga e pediram calma aos envolvidos. Nas redes sociais, as imagens circularam e causaram revolta em alguns internautas, que criticaram a atitude do agressor. Não se sabe se o agressor, urinou o chão, ou se teria deixado água cair no chão ao lavar as mãos. Guanabara pic.twitter.com/Glm5RbEU34 — rio notícias (@gomesbil930) May 10, 2024

ATRIZ DE FILMES ERÓTICOS, FERNANDA CHOCOLATE, É ASSALTADA NO RIO DE JANEIRO

Foto: reprodução / redes sociais ATRIZ DE FILMES ERÓTICOS, FERNANDA CHOCOLATE, É ASSALTADA NO RIO DE JANEIRO - A atriz de filmes eróticos Fernanda Chocolate usou sua conta oficial no Instagram para relatar que foi assaltada e teve seus pertences furtados no Rio de Janeiro. A atriz contou que estava em um estabelecimento comercial com amigos e, em determinado momento, pediu ao dono do estabelecimento que guardasse sua bolsa, contendo seu celular e cartão de crédito. Ao pegar a bolsa de volta, percebeu que o celular e o cartão de crédito não estavam mais dentro da bolsa. Fernanda relatou que os ladrões usaram seu cartão para fazer compras em vários estabelecimentos, sendo que a última compra teria sido feita por volta das 7 horas da manhã desta sexta-feira (28). A atriz tinha vários compromissos marcados em Minas Gerais, incluindo a gravação de vídeos, mas não pôde cumprir sua agenda devido ao ocorrido. Fernanda não registrou a ocorrência na polícia, pois disse que não acreditava que adi

QUEM É A MODELO KYLIN KALANI, SUCESSO NAS REDES SOCIAIS (fotos)

KYLIN KALANI, VEM GANHANDO ESPAÇO COMO UMA DAS MAIS LINDAS E BELAS INFLUENCERS TEEN DA INTERNET Reprodução: Internet Kylin Kalani é uma modelo americana, cantora, atriz e estrela em ascensão das redes sociais, mais conhecida por suas caminhadas na passarela e sua presença no Instagram. Desde que se tornou modelo, Kylin participou de várias passarelas da Fashion Week em todo o mundo. Ela apareceu na segunda temporada do programa de televisão “Rising Fashion” como modelo STAR. No Instagram, aparece sempre em vídeos curtos, que mostram um pouco de sua vida, e faz marketing para uma marca de roupas. Além disso, Kylin foi modelo para vários designers sofisticados, incluindo Chick, Prom Girl XO, Boutine LA, Love Baby J, Will, Franco, Joans Bridal, Rubens Osbaldo, Fouzias Couture e Aubretia Dance. Kylin Kalani nasceu em 30 de dezembro de 2005 nos Estados Unidos, atualmente tem 15 anos. Em setembro de 2020, Kylin Kalani tinha mais de meio milhão de seguidores seguidores no Instagram e 28.000

CARREFOUR DE NEVES DEVE FECHAR NO FIM DE MAIO. MOTIVO É ESTRATÉGIA DE MERCADO

Fim do Carrefour em Neves: Mudança Estrutural no Varejo em São Gonçalo Foto: reprodução O Carrefour em Neves, uma das maiores unidades do Grupo Carrefour Brasil na região de São Gonçalo, está se preparando para fechar suas portas. A mudança faz parte de uma reestruturação mais ampla da empresa, que visa converter 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sam's Club até 2026. Dos 40 hipermercados, cerca de 20 serão convertidos ainda em 2024, incluindo a unidade Niterói-Manilha, localizada no bairro Neves, em São Gonçalo. Quem visita o Carrefour em Neves já percebe sinais da transição iminente. As prateleiras de vários setores, como eletrônicos e vestuário, estão ficando vazias à medida que a loja queima o estoque restante. O encerramento definitivo dos serviços do Carrefour em Neves está programado para o dia 30 de maio, mas até lá, os consumidores ainda podem aproveitar preços reduzidos durante o dia a dia ou no saldão programado para as últimas semanas do mês. Para os clientes que têm

PASSAGEIROS DA LINHA 67, NITERÓI X COVA DA ONÇA, ESPERAM MAIS DE UMA HORA POR ÔNIBUS

Foto: SpingRV  Passageiros da linha 67 que faz o trajeto, Niterói x Cova da Onça, viveram um verdadeiro caos na volta para casa, nesta quinta-feira, (9). Pelo menos 3 carros que operam a linha da empresa Brasília, acabaram quebrando, provocando um verdadeiro transtorno aos passageiros que voltavam para casa por volta das 17:00 horas.  Foram mais de 50 minutos de espera no terminal João Goulart. O carro  13.0.34 só chegou ao ponto faltando 10 minutos para às 18 horas, quando 3 filas de passageiros já havia se formado na plataforma do 67. Para piorar a situação, a rua dr March, estava completamente engarrafada neste horário, oque agravou a situação.

DE NOVO: MAIS UM ACIDENTE NA DESCIDA DA CAIXA D'ÁGUA NO FONSECA

 DE NOVO: MAIS UM ACIDENTE NA DESCIDA DA CAIXA D'ÁGUA NO FONSECA  Acidente grave na Alameda São Boaventura, em Niterói, deixa a via interditada. Foto: reprodução / internet Na manhã desta sexta-feira (17), aconteceu mais um acidente na descida da Caixa d'agua, e ao menos uma pessoa ficou ferida em um acidente que envolvendo um caminhão e um ônibus. O local que fica no bairro do Fonseca, próximo ao hospital Azevedo Lima, já é conhecido pelos trágicos acidentes que se repetem ano a após ano.

PESQUISA REVELA QUAIS AS MAIORES TORCIDAS DO BRASIL. FLUMINENSE, NÃO APARECEU MAIS UMA VEZ

Flamengo ainda tem a maior torcida do Brasil, e pesquisa diz que numero de torcedores do urubu, subiu. Gráfico Em mais uma pesquisa Quaest/CNN/Itatiaia divulgada nesta quarta-feira (15/5) aponta um crescimento da torcida do Botafogo em relação ao levantamento de 2023. Em, 2023, o clube da estrela solitária, aparecia com 1% na preferência dos brasileiros, e agora tem 2%, ao lado de Bahia, e Sport. O Flamengo, aparece na liderança, com 25%, e tem larga vantagem sobre o Corinthians, que aparece em segundo com 17%. O Fluminense, se quer, pontuou na pesquisa deste ano, assim como também não apareceu no ano passado. As maiores torcidas do Brasil em 2024: Flamengo – 25% Corinthians – 17% Palmeiras – 10% São Paulo – 9% Vasco – 5% Atlético Mineiro, Cruzeiro e Grêmio – 4% Internacional e Santos – 3% Bahia,   Botafogo   e Sport – 2%